Iniciada no dia 13 de maio deste ano, a descentralização da coleta de exames laboratoriais, em 17 unidades de saúde da sede e da costa do município, é aprovada pela população. Realizada pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Saúde (Sesau), inicialmente, estão sendo convocados os pacientes que estão agendados na fila de espera. A convocação tem ocorrido via contato telefônico ou pelos agentes comunitários de saúde (ACS) das unidades de referência de cada usuário.
O secretário da Saúde, Luiz Duplat, explica que, “mensalmente, temos a capacidade de atender, somente nas unidades de coleta descentralizadas, mais de 2.500 usuários. Esse é mais um investimento da gestão Elinaldo para melhor atender à população camaçariense”.
Quinta-feira é o dia da semana que acontece a coleta descentralizada na Unidade de Saúde da Família (USF) do Verdes Horizontes I. E logo cedo, o morador do bairro, Ibson Jorge, foi um dos que compareceu ao local para realizar o procedimento. Na oportunidade, ele parabenizou a ação e desejou que a descentralização do serviço contemple todas as unidades de saúde de Camaçari. “Essa é uma forma de desafogar a coleta lá no Centro, e de dar agilidade na realização dos exames. Muito boa a iniciativa”.
O comerciante Anderson Silva, residente do mesmo bairro, estava acompanhando a mãe na coleta do exame e destacou a importância da descentralização, especialmente para os idosos. “Ficou uma maravilha para eles. Pois, ajuda muito na questão do deslocamento até o Centro. E com a coleta sendo realizada nas unidades de saúde, com certeza, irá diminuir o tempo de espera pelo exame”, afirmou.
A gerente da USF do Verdes Horizontes I, Márcia Patrícia, enfatizou o papel da equipe na busca pelos usuários. “Cada unidade de saúde recebeu a relação dos pacientes que estão aguardando pelo exame. A partir daí, temos ligado para todos para agendar o dia da coleta. Aqueles que não temos conseguido contato telefônico, os agentes de saúde estão indo de casa em casa para marcar. Todos os agendados são pacientes que temos conseguido falar pessoalmente ou por telefone, para garantir que estamos marcando apenas com quem confirma que virá fazer o exame”, explicou.
Entretanto, mesmo com esse trabalho de confirmação via contato telefônico ou pessoalmente, ainda há um grande número de ausências no dia da coleta. Conforme dados das Coordenações dos Distritos Sanitários da Sede e da Costa, cerca de 49% dos pacientes que confirmam não comparecem no dia.
“Esse número de faltosos não se justifica. Pois, são pessoas que ligamos ou visitamos na residência e que confirmaram que ainda tinham interesse em fazer o exame e marcaram o dia. O pior é que, agindo assim, eles tomam a vaga de quem realmente faria o exame”, pontua a gerente da USF do Verdes Horizontes.
Confira abaixo os locais onde ocorrem as coletas na sede e na costa e os respectivos dias:
Segunda-feira
Sede
USF Gleba B
USF Jardim Limoeiro II
Costa
USF Vila de Abrantes
Terça-feira
Sede
USF Ponto Certo
Unidade Básica de Saúde (UBS) Gravatá
Costa
USF Barra do Pojuca
Quarta-feira
Sede
USF Camaçari de Dentro
Costa
USF Fonte das Águas
USF Monte Gordo
Quinta-feira
Sede
USF Verde Horizonte I
USF Parafuso
Sexta-feira
Sede
USF Parque das Mangabas
USF Nova Aliança (Phoc I)
Costa
1ª sexta-feira do mês – USF Caminho do Mar
2ª sexta-feira do mês – USF Cachoeirinha
3ª sexta-feira do mês – USF Coqueiros de Monte Gordo
4ª sexta-feira do mês – USF Machadinho
Mín. 22° Máx. 33°