Ao mesmo tempo em que desenvolve o Sistema Próprio de Ensino, e adere ao programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), do Ministério da Educação (MEC), a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), protagoniza mais um movimento estratégico com o intuito de promover a universalização da alfabetização entre todas as crianças do município, até o 2º ano do Ensino Fundamental.
E para marcar o início desta fase, a Seduc promoveu a abertura do Programa de Formação Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), em cerimônia realizada nesta sexta-feira (7/6), na Câmara Municipal de Camaçari. A capacitação, direcionada a professores desta etapa, se dedica a discutir a leitura e a escrita nas especificidades das primeiras etapas de ensino. No âmbito municipal, a iniciativa mantém a mesma essência, buscando a inserção da criança na cultura do escrito, antes mesmo do ensino fundamental.
No discurso de abertura do evento, a secretária da pasta, Neurilene Martins, falou sobre as repercussões positivas da iniciativa. “Essa formação vem ao encontro e abraça o que nós, enquanto município, também queremos, que é ver os estudantes do 2º ano usufruindo desse direito de desfrutar da leitura e da escrita em qualquer lugar, na escola, em casa, de ler uma carta que chegou para o avô, de abrir um livro e compreender a história, dentre outros exemplos”, comentou.
Durante o evento, a articuladora municipal do CNCA, a gerente dos Anos Iniciais da Seduc, Ezione Oliveira, deu maiores detalhes sobre a formação e sobre a implementação do programa na Rede Pública Municipal de Ensino. “A nossa rede vem desde 2023 realizando ações dentro dos eixos do programa e hoje inicia a etapa de formação, momento em que reunimos nossos professores dos grupos 4 e 5 da Educação Infantil para falar sobre o ensino de leitura e da escrita, respeitando as especificidades dessa etapa. É uma formação de 64 horas, com muitos conteúdos teóricos e práticos aplicáveis ao cotidiano pedagógico desses profissionais”, explicou.
Além da articuladora local do programa, a apresentação também teve participação das formadoras Girlene Crelick, Lais Pereira, Ana Maria Maranhão e Inaraci Santana, que conduziram as explanações, oportunizando o esclarecimento de dúvidas e possibilitando vislumbrar os desdobramentos práticos dos conteúdos no cotidiano pedagógico dos profissionais de educação.
A professora da Escola Municipal do Natal, Tânia Virgínia, reconhece a funcionalidade pedagógica da formação, exaltando a importância dos conhecimentos compartilhados. “São conteúdos e orientações que validam o trabalho que já realizamos, mas que também traz novidades, de forma sistematizada e estruturada”.
A gestora do Centro Integrado de Educação Infantil (CIEI) Bomba, Andrea Silva endossa o depoimento anterior. “A Educação Infantil vem se despontando nesse universo leitor, e de uma forma que mexe com o imaginário das crianças e traz esse empoderamento de que elas estão em um mundo letrado”.
Aluna da Escola Municipal Clube de Mães, Dafany Oliveira, 9 anos, cantou a canção Aquarela, composta por Toquinho, e falou, com propriedade, sobre a importância da fluência leitora para as crianças. “Aprendi a ler com 5 anos, e é maravilhoso quando você olha para as palavras e sabe o que elas querem te dizer. Gosto muito de ler histórias e fico feliz em saber que existe esse esforço para que todas as crianças aprendam a ler e escrever”, contou a estudante, que além de cantar e ler, também gosta de desenhar.
O encontro contou, ainda, com a participação especial da contadora de história, Waldiney Rodrigues, e de demais alunos da Escola Clube de Mães e do CIEI Bomba.
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