O senador Esperidião Amin (PP-SC), em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (11), abordou a necessidade de apoio do Itamaraty para as vítimas do acidente aéreo que vitimou o time da Chapecoense, ocorrido em 2016. Ele pediu o acompanhamento das ações judiciais em andamento nos Estados Unidos, Colômbia e Inglaterra.
— Nós estamos pedindo que o Itamaraty acompanhe. E, como representante do Brasil, se tiver que envolver a Advocacia-Geral da União, o Ministério da Justiça e quaisquer institutos ligados à seguridade, sejam eles diretamente conduzidos pela União ou autárquicos, para que o país manifeste o nosso interesse — concluiu.
Esperidião Amin criticou “a falta de resultados efetivos” da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou o acidente, em 2022. Esperidião Amin ressaltou que o objetivo é "garantir que as famílias recebam a assistência e compensação justa, uma vez que as ações dentro do Brasil não tiveram o resultado esperado".
No mesmo discurso, o senador comemorou a criação do Grupo Parlamentar Brasil-Japão, presidido por ele. O novo colegiado tem a missão de fortalecer as relações entre os dois países, especialmente nas áreas científica e tecnológica. Esperidião Amin ressaltou a importância da participação do Japão como guia nas questões de mudanças climáticas e na melhoria dos dispositivos de defesa civil no Brasil, principalmente após os desastres climáticos na Região Sul, especialmente a catástrofe provocada pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
Mín. 22° Máx. 27°