Com o objetivo de capacitar mais 50 servidores para a realização de Práticas Integrativas e Complementares (PICS), a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Saúde, iniciou o curso de formação sobre auriculoterapia.
A coordenadora do Núcleo de Práticas Integrativas Complementares em Saúde (Nupics), Viviane Mascarenhas Góis Prado, destaca que, “esse curso é apenas uma das muitas ações de capacitação que faremos com nossos servidores com o intuito de ampliarmos a oferta das PICS em toda a Atenção Básica, não apenas com auriculoterapia, mas com outras práticas também”.
O secretário da Saúde, Luiz Duplat, afirma que, “a Sesau compreende que investir nas práticas é investir em uma abordagem mais humanizada, integral e eficaz para o cuidado com a saúde. Ao integrar essas práticas ao sistema de saúde é promovido o bem-estar e a qualidade de vida da população, além de contribuir para a construção de um sistema mais inclusivo e sustentável”.
A promoção do curso faz parte da criação da política municipal de PICS, que visa a ampliação da oferta dessas práticas nos serviços da rede de atenção à saúde. A capacitação, que teve início na terça-feira (11/6), acontece ainda nos dias 13, 18, e 19 de junho, e 4 de julho.
Auriculoterapia é um método terapêutico que utiliza a orelha para diagnóstico e tratamento de diversas enfermidades através da utilização de agulhas, sementes e/ou cristais. Tipograficamente as pessoas possuem várias zonas localizadas no corpo com funções específicas de ordem reflexológica, tais como: mãos, pés, face, nariz, crânio, língua e orelha. No caso da auriculoterapia, cada ponto do corpo possui uma correspondência auricular que se torna perceptível quando uma região do corpo perde seu equilíbrio fisiológico.
Mín. 22° Máx. 33°