As ações planejadas, que estão em desenvolvimento e as já implementadas, pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), no campo da educação inclusiva, foram pauta de reunião entre representantes da pasta e da Defensoria Pública da comarca de Camaçari.
Durante o encontro, oportunidade em que tanto a Seduc quanto a Defensoria Pública reconheceram a importância de estreitar as relações, para prestar um atendimento cada vez mais qualificado à população, foi feita uma retrospectiva das ofertas direcionadas aos estudantes com deficiência.
Um dos temas que foi dedicado atenção, foi o fluxo de atendimento aos estudantes com autismo, considerando a demanda por cuidadores educacionais e outros profissionais especializados no acompanhamento de alunos com esse diagnóstico em sala de aula, suporte solicitado com regularidade à Defensoria Pública pelos familiares.
A titular da pasta, Neurilene Martins, agradeceu ao defensor público da comarca de Camaçari, João Tibau, pela visita, sobretudo porque possibilitou esclarecimentos sobre o status do movimento inclusivo, pelo qual a Rede Pública Municipal de Ensino de Camaçari passa. “Quando chegamos em 2017, já havia demanda por cuidador educacional, cargo que sequer existia. Criamos o cargo, cumprindo os ritos legais e administrativos, e já realizamos processo seletivo e concurso público. Estamos nesse movimento de fortalecimento das políticas inclusivas e de qualificação progressiva do atendimento”, contou a gestora, citando também a implantação do Núcleo Psicopedagógico, como uma inovação importante nesse contexto.
O defensor público João Tibau, fez uma avaliação positiva da reunião, especialmente por estreitar a relação entre as instituições que, compreendendo melhor os fluxos uma da outra, poderão atuar de forma cada vez mais efetiva no atendimento aos estudantes com necessidades especiais e as respectivas famílias. “Foi muito bom estabelecer esse diálogo e essa conexão com a Seduc, pra tentar resolver os casos que chegam à Defensoria Pública de uma forma mais efetiva. Pude constatar que a prefeitura está se estruturando, e que há boa vontade e esforço no sentido de atender as famílias. Seguiremos com esse diálogo”, afirmou.
O encontro foi realizado na quarta-feira (12/6), na sede da Seduc, localizada no Centro Administrativo de Camaçari, e contou ainda com a presença da coordenadora de Inclusão Educacional da pasta, Fátima Cardoso.
Mín. 22° Máx. 33°