As comemorações pelo aniversário de Feira de Santana tiveram início na manhã desta segunda-feira (18), com a celebração de uma missa solene na Catedral Metropolitana Senhora Sant’Ana (Igreja da Matriz). O ato litúrgico foi celebrado pelo arcebispo dom Zanoni Demettino Castro.
O prefeito Colbert Martins Filho esteve presente junto à primeira dama do município, Adenilda Martins. Secretários municipais e demais autoridades políticas também participaram da missa em homenagem aos 190 anos de emancipação política de Feira de Santana.
Em conversa com a imprensa, Colbert Filho disse que os 190 anos de Feira de Santana são marcados pelo crescimento constante da cidade.
“Peço que as pessoas se integrem mais com o crescimento dessa cidade. O mundo não é mais feito de zonas rurais e sim de cidades. É na cidade que a gente desenvolve a mobilidade urbana, desenvolve as ações e atenções, por isso o crescimento da nossa cidade é o crescimento do nosso povo. Queremos ter o máximo de ações para que a gente possa cada vez mais desenvolver essa cidade que é 33° do Brasil, e ela vai ser muito maior ainda”, disse.
Durante a celebração da missa presidida por dom Zanoni Demettino Castro, o reverendo pediu para que Deus abençoe a cidade cada vez mais, a mantendo longe do ódio e da violência.
"Hoje celebramos os 190 anos de emancipação política deste município. Hoje é o dia para rezarmos pela cidade, pelos governantes, por todas as forças dessa cidade. Pedir a Deus para que nos conceda a graça do diálogo nas adversidades. Manter longe de nós o ódio e a vingança. Que Deus abençoe a nós, como abençoe a esse nosso município que completa 190 anos. A nossa preocupação constante é com o desenvolvimento desta cidade, de cada cidadão que aqui reside”, afirmou.
Durante a celebração o prefeito foi convidado a subir ao púlpito e agradeceu a todas as autoridades e pessoas presentes na missa. Em suas palavras, relembrou que a primeira reunião da Câmara de Vereadores ocorreu nesta Igreja, que é de grande importância para o município.
“Nessa capela, há 190 atrás, começou a nossa cidade. Ela é muito importante para a nossa história. Foi aqui que o poder legislativo começou. A força que essa cidade tem, são graças aos grandes homens e mulheres que vivem aqui, e fazem dela ser o que é. Não posso deixar de agradecer também aos homens e mulheres do passado por toda a contribuição dada à nossa cidade”, disse.
Após a missa, a programação festiva prosseguiu com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado e de Feira, no estacionamento em frente ao Paço Municipal Maria Quitéria, na Avenida Senhor dos Passos. Diversas autoridades estiveram presentes. A solenidade foi marcada pela presença da banda do 35º BI.
Mín. 21° Máx. 33°