Durante encontro mediado pela equipe social do Programa de Integração e Desenvolvimento Social Urbano, Social e Ambiental, moradores do Centro de Camaçari votaram e criaram a Comissão de Acompanhamento às Obras (CAO) do Novo Centro Histórico, bem como da Avenida Eixo Urbano Central. Na oportunidade, os inscritos apresentaram as intenções de participação no comitê.
O gestor da Diretoria de Ordem Pública (Dirop) da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), Namucies de Souza, destacou a importância do processo de acompanhamento contínuo das obras. “Juntamente com a Seinfra [Secretaria da Infraestrutura], estamos presentes desde o início da elaboração e da execução do projeto da praça. Fizemos reuniões com ambulantes e comerciantes das três praças, que continuam atuando na região. Agora, acompanhamos esta eleição para escolher quem acompanhará de perto as obras. Esse sistema de acompanhamento é uma novidade positiva, que está presente em todas as obras deste programa, o que permite que as pessoas vejam a realidade dos trabalhos. A iniciativa está de parabéns”, finalizou.
Na ocasião, Claudia Tavares de Lima, 47 anos, foi eleita como representante do segmento dos vendedores ambulantes. Ela disse estar muito interessada em como será o andamento das intervenções. “Vai ser muito importante ter essa oportunidade de buscar informações, saber como está, e como as coisas ficarão”.
O vice-presidente da Federação de Skateboard do Estado da Bahia (FESEB), Miqueias Silva, 37 anos, que acompanha as obras desde o início, também foi eleito para a comissão. “Estou ciente dos projetos da praça, principalmente da pista de Skate. Fazer parte dessa comissão será fundamental pra poder reivindicar os nossos interesses e, também, para poder verificar e repassar aos atletas como está ficando”.
Intitulado como porta-voz dos lojistas do Centro da cidade, o comerciante Laerte de Oliveira, 59 anos, destacou que, ”é visível que Camaçari já mudou e evoluiu bastante. Poder acompanhar, e repassar aos colaboradores, lojistas e à população, tudo o que acontece por trás dos muros das obras, é muito importante para todos nós. Saber as datas dos cronogramas, ser a voz e ouvidos das pessoas que, porventura, não podem estar aqui, mas querem saber o que está acontecendo na nossa região, no nosso Centro, é fundamental”.
Ao final da reunião, foram definidos dez membros para a CAO, distribuídos entre cinco titulares e cinco suplentes. Além da formação, foram apresentadas as funções e as etapas a serem realizadas durante as atividades da nova comissão, incluindo a visita guiada às intervenções, bem como a importância da participação de todos os envolvidos na interlocução entre os participantes, a comunidade e os executores das obras.
Do mesmo modo, foi ressaltada a existência do canal de comunicação, que permite aos demais moradores e comerciantes locais uma maneira direta de expressar preocupações e fornecer feedback sobre o progresso das obras, o qual pode ser acessado aqui .
Com um investimento total de aproximadamente R$ 30 milhões, as obras de requalificação do Novo Centro Histórico e da Avenida Eixo Urbano Central, realizadas pela Prefeitura de Camaçari por meio da Seinfra, em parceria com o CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe, visam dinamizar o comércio local, bem como impulsionar o desenvolvimento econômico e social da cidade.
Os serviços englobam as praças Abrantes e Desembargador Montenegro, bem como a Primeiro de Maio, incluindo também a Avenida Getúlio Vargas e as ruas da Bandeira, Adelina de Sá e Santa Bernadete.
O encontro de formação da CAO do Novo Centro Histórico, bem como da Avenida Eixo Urbano Central, aconteceu na quinta-feira, (27/6), no auditório do Horto Florestal Linaldo da Silva, localizado na Avenida Camaçari, na Rua Bela Vista, n.° 102, bairro Gleba B, no Centro.
Mín. 22° Máx. 33°