O Connect Week 2024, finalizado na última semana na capital paranaense, superou todas as expectativas da organização. Os 108 eventos realizados simultaneamente tiveram adesão maciça de atores públicos e privados, e a inserção do ecossistema das instituições de ensino no processo.
“Ainda estamos contabilizando os participantes, mas estimamos que tivemos cerca de 100 mil pessoas acompanhando a vasta programação que foi realizada em toda a malha urbana de Curitiba”, comemora Itamir Viola, organizador e idealizador do movimento.
Com a proposta de ser uma edição mais abrangente e democrática, simbolizada inclusive no slogan, “Inovação para todos”, o Connect Week também ampliou os horizontes de seu evento master, o Viasoft Connect, transformando-o em Connect Week Summit, uma marca white label, que buscou agregar mais parceiros ao processo.
“Neste ano, tivemos mais de 150 marcas presentes e um público altamente qualificado que, além do networking, buscou efetivamente a realização de parcerias e negócios”, destaca Viola.
Uma iniciativa inédita no Brasil
Viola enfatiza que a metodologia exclusiva e inédita proposta pelo movimento está revolucionando a forma de fazer eventos no Brasil. “Nós nos posicionamos como um festival de inovação, tendo como meta principal engajar parceiros que promovam eventos com o DNA da inovação, desdobrando um universo de possibilidades. Toda esta movimentação gera um fluxo enorme de visitantes, que precisam ser bem acolhidos pelos setores de turismo, hotelaria, gastronomia e lazer”, explica.
Inovatour
O turismo, aliás, também foi impactado pelo evento que, nesta edição, contou com o lançamento do Inovatour, roteiro de inovação inédito no Brasil, coordenado pelo Connect Week e Instituto Synapse, que ofereceu uma imersão nos principais ecossistemas de inovação existentes na cidade.
O ineditismo do Inovatour também é relevante, colocando Curitiba em destaque no Brasil rumo a se tornar a cidade mais inovadora do país. “Curitiba é pioneira com uma proposta tão inovadora e abrangente, algo sem precedentes no país”, diz Gislaine Queiroz, presidente do Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB) – parceiro do projeto.
Curitiba se movimentou na semana da inovação
A realização de 108 eventos só foi possível graças à adesão e ao engajamento de parceiros. Pelas mãos deste time de fomentadores de inovação, foram promovidos eventos como o Transformation LABs, o Senac Innovation Talk, o Opet Talks - Inteligência artificial como ferramenta de inovação, o Dinossauros do Brasil - 170 milhões de anos de evolução e Dias Vulcânicos (ambos direcionados ao público infantil), o LINK Sebrae, o TechDay Unifatec, o Encontro Maker - Conhecendo o Fab Lab, os workshops da Universidade Positivo, o ETI Summit, o Conexão DTI - Turismo de Inovação, o 11º Beste Midia, as palestras da ADVB-PR sobre vendas, comunicação e marketing, o ConectaPR, o Business Round Vale do Pinhão, o OM Mídia Day, o lançamento do Inovatour, o TIVIT Digital Innovation e muito mais.
Connect Week Summit
Considerado o evento “âncora” da semana, o Connect Week Summit abriu a sua programação com um ato solene realizado no Teatro Positivo e a palestra do Ex-Ministro da Fazenda e Ex-Presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.
A democrática trilha de conteúdo da edição 2024 do Connect Week Summit também é destacada pelo organizador do evento. “Neste ano tivemos cerca de 350 palestrantes, todos especialistas em sua área de atuação. Focamos em palestras que trouxessem inovação e tecnologia em seu core, mas tivemos um olhar holístico e também entregamos aos participantes aquilo que está em pauta no mercado. Desta forma, abordamos nesta edição a questão ambiental e climática, a IA, Megatendências e o bem-estar atrelado ao uso da tecnologia, entre outros temas”, enumera.
Para a diretora do Connect Week Summit, Iolanda Viola, a quantidade de negócios gerados na feira foi realmente o grande diferencial deste ano. “Muitos leads foram assinados, muitos investidores presentes e um networking expressivo marcaram esta edição”, enfatizou Iolanda.
Corrida da Inovação
Para encerrar a semana, no domingo (23/06) aconteceu a Corrida da Inovação. A segunda edição da prova já faz parte de uma das etapas do circuito de ruas de Curitiba, validando pontuação para os corredores no ranking de 2024. Para esta edição da corrida foram 4.489 inscritos.
A iniciativa teve uma arquibancada para familiares e amigos assistirem às largadas e chegadas. Foram premiados 1°, 2° e 3° colocados de cada percurso (5 e 10 km), categorias feminino e masculino. Além dos primeiros colocados na prova infantil mista.
Movimento em 2025
Para 2025, já está sendo desenhado um novo modelo de Summit, dividido por pavilhões temáticos e por segmentos de negócios. “A ideia é entregar ao participante uma experiência diferente, já começamos a idealizar a edição do ano que vem, tendo sempre como diretriz surpreender nossos participantes”, instiga Itamir Viola. O Connect Week tem a correalização do Instituto Synapse.
Mín. 22° Máx. 25°