Representantes do Instituto Brasília Ambiental participam, nesta quarta-feira (20), da 6ª Reunião do Fórum de Gestores do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), em Niterói, no Rio de Janeiro. O evento, organizado pelo Departamento de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, visa consolidar o fórum como instrumento do SNUC capaz de potencializar seus arranjos de articulação institucional e a sustentabilidade das unidades de conservação brasileiras (UCs).
“Nós, enquanto gestores, vemos essa integração muito positiva e necessária, pois existem, por exemplo, estados que estão bem avançados em relação a aferição da gestão de unidades de conservação”Marcela Versiani, superintendente de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água do Instituto Brasília Ambiental
A superintendente de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água do Brasília Ambiental, Marcela Versiani, destacou a importância da troca de experiências na administração desses espaços e de se traçar um panorama da realidade enfrentada pelas secretarias e os órgãos executores das políticas de meio ambiente.
“Nós, enquanto gestores, vemos essa integração muito positiva e necessária, pois existem, por exemplo, estados que estão bem avançados em relação a aferição da gestão de unidades de conservação. E é sempre muito bom ouvir as experiências e perceber que boa parte dos nossos maiores desafios são muito parecido, e captar o que cada um fez, como encarou os problemas e desafios, e melhorar nesses aspectos”, reflete a superintendente do Instituto Brasília Ambiental.
O encontro ocorre das 8h30 às 18h, no auditório da Fundação Oscar Niemeyer e, ao longo do dia, entre as atividades previstas estão palestra sobre o Sistema de Unidades de Conservação da Argentina; roda de debates sobre a gestão do SNUC e oficinas sobre gestão participativa, Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC), regulamentação, sustentabilidade financeira, Rede Brasileira de Trilhas, manejo, mosaicos de UCs e compensação ambiental.
No dia seguinte, a comitiva do Brasília Ambiental, também composta pelos servidores Marcos Cunha, Carolina Lepsch, Renata Barreto e Danyella Shayene, realiza visita técnica ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para tratar sobre concessão de UCs e planejamento.
Preservação
O Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), criado pela Lei nº 9.985/2000, é composto pelo conjunto das unidades de conservação federais, estaduais e
municipais com vistas a estabelecer critérios e normas para a criação, implantação, gestão e, assim, contribuir para a manutenção da diversidade biológica e dos recursos genéticos no território nacional e nas águas jurisdicionais, proteger as espécies ameaçadas, recuperar ou restaurar ecossistemas degradados.
*Com informações do Instituto Brasília Ambiental
Mín. 21° Máx. 33°