A Prefeitura de Feira de Santana revitalizou mais uma faixa exclusiva de transporte público com sinalizações horizontal e vertical, na região do Novo Centro. A medida melhorou o fluxo de ônibus urbanos na avenida Getúlio Vargas, a exemplo do BRT (Bus Rapid Transit).
A ação de mobilidade tem como objetivo otimizar a operação de 19 linhas do sistema de transporte público que circulam pelo chamado Ponto da Receita [Federal], além de reduzir o tempo de deslocamento de passageiros, especialmente para o trabalhador e o estudante.
“Essas adequações e melhorias estabelecidas pelo prefeito Colbert Filho priorizam a mobilidade ativa”, explica o secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Sérgio Carneiro. A iniciativa adequa o tráfego de ônibus - que prestam serviço a milhares de pessoas - com veículos particulares.
“O menor tempo de deslocamento em áreas centrais da cidade eleva a qualidade do serviço, menor gasto de combustível e de emissões de gases causadores do efeito estufa, minimizando assim a poluição sonora”, pontua o titular da Semob.
Os congestionamentos atingem diretamente dois fatores que encarecem o transporte coletivo - o óleo diesel e a manutenção da frota – aumentando o custo operacional durante a circulação de ônibus.
MAIS MOBILIDADE
O Governo Municipal já revitalizou corredores nas ruas Prof. Geminiano Costa (sede do Fluminense), Visconde do Rio Branco (ponto da Câmara e na Esquina Embalagens), Praça do Nordestino (pontos distrital e urbano), Senhor dos Passos (ponto da Marisa), Getúlio Vargas (ponto do Mercado de Arte Popular) e na Dr. Olímpio Vital (ponto do Shopping Cidade das Compras).
O corredor entre a rua Conselheiro Franco e a avenida Senhor dos Passos, em frente ao Baianão, e da J.J. Seabra a Barão de Cotegipe também estão sinalizados.
Mín. 22° Máx. 33°