ODiário Oficial da União (DOU) publicou nesta quinta-feira, 19 de setembro, o editalnº 18 - Anac, de 18 de setembro de 2024 ,comos aprovados para oConcursoPúblicoda Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A lista apresenta os nomes dos 70 aprovados para os cargosde especialista em Regulação de Aviação Civil, carreira de nível superior.Este foi o primeiro concurso público da Agência em oito anos.
Com o resultadopublicado, a Anacdevesolicitar,nos próximos dias,ao Ministério de Gestão e Inovação (MGI)aautorização para nomeação dosaprovados.Após a aprovação por parte doministério, a Agência teráaté 30 dias para convocar os aprovados para tomarem posse.
Asoportunidades foram distribuídas em três áreas de atuação: são 25 para profissionais em qualquer área de formação acrescida de licença de piloto(a) de avião ou helicóptero, 25 para engenheiros(as) e 20 para profissionais de qualquer segmento de formação.Com remuneração de R$ 16.413,35, os especialistas nomeados serão subordinados ao Regime Jurídico Único dos Servidores Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais, de acordo com a Lei nº 8.112 , de 11 de dezembro de 1990.Atualmente, o quadro de servidores concursados da Agência é composto por 1.187 pessoas.
Confira a lista dos aprovados no Concurso Público da Anac
O que faz um especialista na Anac
O papel do servidor especialista é realizar atividades relacionadas à regulação, inspeção, fiscalização e controle da aviação civil brasileira. Parte desse trabalho consiste em elaborar normas e estudos; certificar empresas, oficinas, escolas, profissionais da aviação civil, aeródromos e aeroportos; e fiscalizar as operações de aeronaves, de empresas aéreas, de aeroportos e de profissionais do setor, com foco na segurança, na qualidade do transporte aéreo e no estímulo à concorrência do mercado.
Entenda melhor o que faz um especialista na Anacpelo canal oficial da Agência no YouTube , na série gravada com depoimentos dos próprios servidores.
Assessoria de Comunicação Social da Anac
Mín. 22° Máx. 33°