22°C 25°C
Candeias, BA
Publicidade

IA traz desafios e oportunidades para o marketing

Nos últimos tempos, a rotina dos profissionais de marketing e comunicação tem passado por diversas transformações, mas nada parece tão impactante q...

24/09/2024 às 14h05
Por: Redação Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
Gerada por IA
Gerada por IA

Nos últimos tempos, os profissionais de marketing e comunicação têm passado por diversas transformações na sua forma de atuar e até mesmo no papel que desempenham junto às organizações.

Desde o início dos anos 90, com os primeiros passos da Internet comercial, a efervescência se tornou marca na área. O surgimento dos motores de busca a partir de 93, o crescimento da comunicação nas redes sociais no início dos anos 2000, o fenômeno dos influencers e tantas outras etapas da “revolução digital” obrigaram os profissionais que atuam no marketing e na comunicação a abraçarem a tecnologia como parte do seu dia a dia.

Foi também nos anos 90 que a sustentabilidade passou a fazer parte efetivamente do discurso das organizações empresariais. A emergência climática e o consumo “irresponsável” se tornaram desafios para qualquer empresa que quisesse estar próxima de seus consumidores e demais stakeholders.

Porém, na visão do professor e pesquisador da Universidade Municipal de São Caetano do Sul – Dr. Leandro Tadeu Novi, “o que se pôde vivenciar a partir de 2022, com a liberação do ChatGPT para o público em geral, tem potencial para ser a maior revolução na maneira que os profissionais de marketing e comunicadores atuarão”.

Leandro afirma que as bases da IA vêm sendo fundadas há muito mais tempo e que as grandes empresas já davam seus primeiros passos na sua utilização desde os anos 2010. Porém, quando o tema se popularizou e as ferramentas gratuitas e interativas passaram a fazer parte do cotidiano, uma transformação sem precedentes começou a ocorrer.

Na opinião do pesquisador, chatbots e assistentes virtuais vêm se tornando cada vez mais frequentes e “humanizados” e a criação de conteúdos assumiu proporções inimagináveis. “Isso tudo, porém, é apenas a ponta do iceberg. Há muito mais a ser explorado como a personalização em escala, as análises preditivas e a automação de tarefas repetitivas que pouco acrescem valor ao nosso trabalho”, explica Leandro.

O professor aponta para a seguinte questão: “Até que ponto os profissionais estão dispostos a mergulhar nesse enorme potencial e aprofundar seu conhecimento? Será que a inteligência artificial, ao invés de contribuir para uma melhor performance nas áreas de marketing e comunicação, irá diminuir a 'inteligência natural', tirando a sensibilidade e o bom senso”?

Leandro afirma que, se o devido cuidado não for tomado, a sociedade verá um crescimento enorme de conteúdos iguais e sem estratégia sendo compartilhados, bem como imagens sem vida e repletas de erros sendo distribuídas, comprometendo a imagem de marcas que foram construídas ao longo de anos de muito trabalho. O pesquisador destaca ainda que o ponto ainda mais crítico é que os profissionais de marketing e comunicação não aproveitarão tudo aquilo que realmente a tecnologia oferece.

O Dr. Leandro Novi desenvolveu uma aplicação baseada em IA para facilitar o uso de ferramentas complexas de análise mercadológica e planejamento estratégico. A ideia é viabilizar o uso dessas ferramentas por micro e pequenas empresas, que não dispõem de verba para contratação de consultorias ou mesmo de profissionais destas áreas. O objetivo é diminuir o índice de mortalidade destas organizações, que hoje, segundo dados do SEBRAE, gira em torno de 21,6% até os cinco anos de atividade.

A solução já foi testada em nível acadêmico e agora começa a ser aplicada em situações reais.

Sobre Leandro Tadeu Novi:

Mestre em Comunicação e Doutor em Administração de Empresas – Marketing.

É sócio e fundador da Nova Atitude Comunicação, autor de livros e artigos científicos e palestrante.

leandro@novaatitude.com.br

www.linkedin.com/in/leandro-novi

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Candeias, BA
23°
Chuva

Mín. 22° Máx. 25°

24° Sensação
1.14km/h Vento
92% Umidade
100% (27.03mm) Chance de chuva
04h58 Nascer do sol
05h44 Pôr do sol
Seg 24° 22°
Ter 25° 22°
Qua 25° 22°
Qui 30° 21°
Sex 32° 21°
Atualizado às 00h04
Economia
Dólar
R$ 5,80 +0,02%
Euro
R$ 6,04 +0,05%
Peso Argentino
R$ 0,01 -0,40%
Bitcoin
R$ 604,449,34 -0,73%
Ibovespa
129,125,51 pts 1.74%