Foi inaugurada na manhã desta terça-feira, 03 de setembro, a Unidade de Pronto Atendimento de Santa Terezinha. Esse equipamento, que funcionará 24h, vai impactar positivamente a saúde de Alagoinhas, com uma melhora da oferta de atendimento de urgência e emergência a toda população. Além disso, irá diminuir a demanda por atendimento no Hospital Regional Dantas Bião.
A UPA dispõe de nove leitos, sendo dois de urgência, um de isolamento e seis leitos de observação. Há espaços destinados especificamente à realização de exames de raio x, de eletrocardiograma, de suturas e curativos, para inalação e reidratação e pediatria; a previsão é de 4,5 mil atendimentos mensais. O equipamento foi custeado por recursos próprios do município, do Governo do Estado e do Governo Federal.
A unidade funcionará como um local de primeiro atendimento, em que o paciente recebe os primeiros socorros e é acolhido até ter seu quadro clínico estabilizado, ficando em observação ou, se necessário, podendo ser encaminhado a um hospital.
Além da presença do prefeito Joaquim Neto e da deputada estadual e primeira-dama Ludmilla Fiscina, a solenidade de inauguração da UPA contou com a participação do governador Jerônimo Rodrigues e da secretária estadual de Saúde Roberta Santana. Na ocasião, o governo estadual entregou uma nova ambulância para o município de Alagoinhas, fruto de emenda da deputada Ludmilla.
“A entrega dessa unidade de pronto atendimento é de grande importância não só para esse bairro, para outras comunidades e também para reduzir as filas de espera por atendimento” avaliou o governador.
O governador aproveitou a oportunidade para visitar ainda as obras do novo Hospital Regional de Alagoinhas, que está revisto para ser inaugurado em maio de 2025.
Fotos: Roberto Fonseca
Mín. 21° Máx. 29°