A Secretaria de Saúde de Alagoinhas promoveu nesta quinta-feira, 19 de setembro, um seminário sobre arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, e também sobre as doenças Oropouche e MPox. O objetivo foi preparar os profissionais de saúde que atuam no município, nas unidades de saúde da família, hospitais, clínicas e laboratórios, para que façam o manejo clínico correto nesses casos, evitando o agravamento do quadro ou que este resulte em morte dos pacientes.
O evento contou com a presença ilustre do infectologista Antônio Bandeira, pesquisador que descobriu o Zika Vírus no Brasil e é uma referência no assunto tratado no seminário. Além da palestra do dr. Bandeira, outras foram ministradas por Márcia São Pedro e Sandra Maria da Purificação, respectivamente diretora e coordenadora da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, e por Telma Pio, diretora da Vigilância em Saúde de Alagoinhas.
De acordo com Telma, embora Alagoinhas tenha registrado um baixo número de casos de arboviroses e nenhum caso confimado de Oropouche ou MPox, com a proximidade do verão é necessário dar mais atenção a essas doenças.
“A época em que as chuvas passam e vem o sol é crucial para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses. Por isso o seminário foi realizado nesse período, com antecedência, para preparar toda a equipe de médicos e enfermeiros para saber lidar com o agravo que pode vir nos próximos meses. Os profissionais precisam saber como fazer o manejo clínico, como atender e orientar os pacientes que estejam com arboviroses em curso, e para isso estamos trabalhando”, afirmou Telma.
Mín. 21° Máx. 29°