Cidades Inteligentes foi o tema do primeiro painel da programação da tarde dessa quarta-feira (20), do Proenergia Summit 2023. O evento, realizado pelo Sindienergia-CE em parceria com a Federação das Indústrias do Ceará (FIEC) e o Sebrae, tem apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, e acontece no Centro de Eventos do Ceará até quinta (21).
O secretário executivo da Indústria da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Joaquim Rolim, foi o mediador do debate que contou com a participação de 4 palestrantes, entre eles, o secretário executivo de Comércio, Serviços e Inovação da SDE, Fábio Feijó.
Na abertura do painel, Joaquim Rolim destacou que as “cidades inteligentes conseguem unir tecnologia com aspecto humano e social, e isso resulta em desenvolvi mento econômico. Ser sustentável é bom sobre o aspecto econômico”.
Na palestra ‘Oportunidades e verticais de desenvolvimento do estado do Ceará’, Fábio Feijó destacou projetos do Governo do Estado, a Tríplice Hélice – parceria com academia, Governos e inciativa privada, e as novas perspectivas de negócios com a vinda do ITA para o Ceará. “
O Ceará tem muito potencial para se tornar competitiva, para tomar decisões mais acertadas e melhorar a qualidade de vida de todos.
O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), teve um estande no evento, dedicado à apresentação de ações e projetos destinados a atrair investimentos na área de energias renováveis. As equipes das Secretarias Executivas da Indústria, de Comércio, Serviços e Inovação da SDE, da Adece e do Complexo do Pecém, estão juntas compartilhando o mesmo espaço no Proenergia Summit 2023.
O estado tem investido de maneira significativa na transição para uma matriz energética mais justa e eficiente, com foco na descarbonização, na produção de hidrogênio verde e no uso de energias limpas e renováveis.
A quinta edição do Proenergia Summit tem como foco principal a exploração de experiências e discussões abrangentes sobre o cenário atual de descarbonização. O evento reune líderes empresariais, especialistas e acadêmicos, proporcionando um espaço de diálogo sobre as tendências mais modernas do setor. Os temas discutidos incluíram hidrogênio verde, ESG (ambiental, social e governança), abertura de mercado, energia eólica offshore e geração distribuída, entre outros. A expectativa é de receber cerca de 5 mil participantes, demonstrando o crescente interesse no futuro das energias limpas.
Mín. 21° Máx. 33°