Com sua estrutura totalmente renovada, a sede do Conselho Tutelar de Alagoinhas, no centro da cidade, foi reinaugurada no dia 4 de outubro. A solenidade foi marcada ainda pela criação da Central dos Conselhos da Assistência Social, que passa a funcionar no mesmo espaço, permitindo a participação de membros dos oito conselhos tutelares do município.
“Tínhamos a sala, mas não uma estrutura sólida. Então, desmembramos o espaço em dois: um para o Conselho Tutelar e outro para a Central dos Conselhos da Assistência Social”, explica O secretário de Assistência Social, Rui Costa Brito. Agora, o prédio conta com sala de reuniões, salas administrativas, sala de arquivo e com uma sala ampliada e adequada para atendimentos às crianças e adolescentes.
A obra custou cerca de R$ 100 mil, proveniente de recursos próprios, e incluiu a instalação de rampas para melhoria da acessibilidade de pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção e piso tátil.
O projeto também contou com uma revitalização da identidade visual com o objetivo descaracterizar a ideia que o Conselho Tutelar é um órgão punitivo. “Pelo contrário, solos uma instituição voltada ao acolhimento e à proteção da criança e adolescente”, ressalta Rui.
Mín. 22° Máx. 27°