O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, está ampliando a assistência de saúde para o público transexual. Nessa quarta-feira (20), foram retomadas as cirurgias de mastectomia masculinizadora, que contemplam os homens trans acompanhados pelo Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais (Ambulatório TT). O procedimento é realizado na Maternidade Frei Damião, que já oferta a histerectomia para este público.
De acordo com a gerente executiva de Atenção à Saúde, Izabel Sarmento, as políticas para o público transexual no estado têm sido fortalecidas, mas os usuários ainda não tinham acesso a um dos procedimentos mais desejados. “Por falta de equipes com expertise na área para atender esse público, a Paraíba não vinha ofertando a cirurgia de mastectomia. Garantir essa cirurgia na rotina é a finalização desse cuidado, é a mais esperada por eles. É a partir dela que os pacientes se sentem conectados ao seu próprio corpo, se sentem completos”, explicou.
Atualmente, o público transexual é acompanhado por dois Ambulatórios, um localizado em João Pessoa e outro em Campina Grande. A gerente operacional de Condições Crônicas da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Ivoneide Lucena Pereira, revela que uma terceira unidade estará disponível em breve.
“Está previsto para o ano de 2024 um Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais na cidade de Sousa, para contemplar os usuários do sertão do estado. Essa ação reflete, junto com a oferta das mastectomias, o fortalecimento das políticas de saúde para o público transexual, entendendo que é uma população que precisa ser assistida e ter suas necessidades atendidas pelo Sistema Único de Saúde”, finaliza.
O paciente contemplado com a primeira mastectomia masculinizadora nesse momento de retomada do serviço foi Rafael Nogueira, que faz acompanhamento no Ambulatório TT desde 2016. “Sempre tive vontade de fazer essa cirurgia e agora, com a Frei Damião, ficou ainda mais fácil. Não tenho palavras para descrever o sentimento de gratidão com tudo. Acho que essa é a cirurgia principal para um homem trans. É difícil descrever o alívio, se existe algo maior do que a felicidade, é isso que eu estou sentindo”, garantiu.
Além de todas as ações já implementadas, a SES abriu um processo para aquisição de hormônios femininos e masculinos que vão beneficiar cerca de 950 usuários que fazem uso dos medicamos rotineiramente. Os insumos serão ofertados para o público que realiza acompanhamento em todas as unidades do Ambulatório TT.
Mín. 21° Máx. 33°