Documentos pedagógicos personalizados e adaptados à realidade do município, que trazem as referências socioculturais locais e até um Sistema Próprio de Avaliação, foram apresentados na terça-feira (20/8), durante Seminário Municipal de Implementação do Sistema Próprio de Ensino (SPE), que marcou o encerramento das ações da Estruturação do SPE e Formação de Docentes em Camaçari, evento realizado no auditório do Hotel Vila Galé Marés, em Guarajuba, costa do município, que reuniu gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores e técnicos pedagógicos da Rede Pública Municipal de Ensino.
Durante o seminário, a secretária da Educação (Seduc), Neurilene Martins, destacou o fato dos produtos terem sido concebidos e elaborados pela inteligência colaborativa da rede. “Ao longo de 32 meses a rede municipal desenvolveu documentos pedagógicos próprios, em colaboração com educadores e gestores, através da formação continuada e de grupos de trabalho. Hoje, temos a felicidade de ver o resultado desse movimento coletivo em prol da qualificação contínua da educação pública em Camaçari”, afirmou.
De acordo com a Seduc, no período foram construídos 40 Cadernos Pedagógicos, seis volumes do Referencial Curricular Municipal, oito Diários de Classe, 15 vídeos pedagógicos e uma plataforma de avaliação. Os produtos desenvolvidos foram apresentados em tom celebrativo, sobretudo por consistirem em políticas públicas permanentes para o ensino público de Camaçari, em uma programação que contou com performances culturais de escolas da rede, palestra, e a participação de estudantes e familiares.
A apresentação do mestre do repente e da cultura popular nordestina, Bule-Bule, foi um dos pontos altos do evento. “Quando eu disse que o Sertão melhorou tanto que nem parece mais o meu Sertão, é por causa desses ensinos, que estão chegando. Por isso, há essa mudança notável”, declarou o artista, exaltando a importância da educação e da iniciativa de realizar esse “mutirão” pela qualificação do ensino em Camaçari.
Ministrada pela professora doutora Thais Costa, a palestra “A força de um coletivo de educadores na construção e implementação de um sistema de ensino alicerçado na Justiça Curricular”, oportunizou mais reflexões sobre os avanços da rede e uma releitura do movimento de estruturação do SPE de Camaçari.
A gestora Daionara Matos, da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, localizada no Parque Real Serra Verde, evidenciou a importância dos novos produtos e tecnologias pedagógicas no cotidiano dos educadores e dos estudantes, gerando impacto positivo nos processos de ensino-aprendizagem. “Muito feliz com essa entrega dos produtos pedagógicos que já estão nas unidades de ensino. Um material riquíssimo que, com certeza, vai fortalecer o trabalho desenvolvido nas escolas”.
A coordenadora pedagógica Sulie Verena, da Escola Municipal Angiolina Teixeira de Souza, situada no bairro Piaçaveira, tem opinião semelhante. “Essa é uma conquista de toda a rede. É um sistema que foi construído por professores, coordenadores, auxiliares, todos contribuíram e todos se veem nesse material, em cada página tem a cultura de Camaçari, as praias, movimentos, festejos, a linguagem própria de um município rico e que nesse momento está sendo valorizado”, avaliou.
Promovido pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Seduc, a estruturação do SPE é um projeto que acontece em parceria técnica com o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP), com apoio do CAF – Banco de Desenvolvimento para a América Latina e Caribe.
Mín. 22° Máx. 33°