O mês de outubro é conhecido mundialmente pelas ações de combate e prevenção ao câncer de mama. Entretanto, em Camaçari, essas ações acontecem durante todo o ano, tanto na Atenção Básica, nas unidades de saúde, quanto na Atenção Especializada, nos centros de Oncologia de Camaçari (Ceonc) e de Atenção à Saúde da Mulher (Casm).
Nas unidades de saúde, ocorrem, diariamente, consultas de rastreamento do câncer de mama pelos médicos e enfermeiros; atividades coletivas sobre prevenção e detecção precoce do câncer de mama; busca ativa de mulheres com alteração no exame, realizada pelos agentes comunitários de saúde (ACS); e encaminhamento para a Atenção Especializada.
Com capacidade de atender 3 mil mulheres por mês, o Casm, localizado na Gleba B, oferta mensalmente 1.200 mamografias, cerca de 300 consultas com mastologistas, e 80 ultrassons de mama. A coordenadora do centro, Priscila Porto explica como o público-alvo faz para ter acesso aos serviços. “A mulher é atendida na unidade de saúde do seu bairro, recebe a guia de encaminhamento, pede a marcação na regulação da própria unidade, e é encaminhada para o Casm. Aqui, ela será acolhida e terá todo o atendimento necessário de acordo com sua necessidade”.
Usuária do Casm, Josane dos Santos destaca a importância do serviço para a saúde da mulher e, sobretudo, para a prevenção do câncer. “É a primeira vez que sou atendida aqui. Me senti muito bem acolhida. Antigamente, tínhamos que ir para Salvador em busca desses serviços. Mas, hoje, temos aqui em Camaçari, uma unidade bem localizada. Ter esse cuidado é especial para nós mulheres. Principalmente, quando somos tão bem acolhidas”.
Localizado na Policlínica, na Avenida 28 de Setembro (antiga Radial A), o Ceonc atua durante todo o ano com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais, como assistente social, psicóloga, nutricionista e enfermeiras. No equipamento, ainda são ofertados exames, bem como consultas com diversas especialidades médicas, a exemplo de oncologista clínico, ginecologista, mastologista, endocrinologista e urologista, oferecendo serviços e prestando assistência a pacientes com diagnóstico confirmado. Quando necessário, também realiza biópsias para reconhecimento da doença.
A coordenadora do Ceonc, Luciana Nogueira ressalta que, “quando a biópsia confirma a neoplasia (câncer), é feito o encaminhamento para o tratamento nos hospitais da rede estadual, onde a Sesau realiza o transporte da paciente com o STU [Serviço de Transporte do Usuário]. Vale lembrar que, durante o tratamento de quimioterapia e radioterapia, a Sesau ainda disponibiliza, como auxílio, uma cesta básica de gêneros alimentícios visando garantir a segurança alimentar das pacientes”.
O atendimento no Ceonc tanto é realizado por encaminhamento das unidades de saúde quanto por demanda aberta. Ou seja, a mulher que tiver alguma suspeita de câncer, pode ir até o centro que será acolhida para avaliação dos critérios, que definirão se a mesma tem o perfil para atendimento.
Paciente do Ceonc há cinco anos, Márcia de Souza Fonseca não esconde a alegria em ser acompanhada pela equipe. “Antes, eu tinha plano de saúde. Quando passei a não ter mais, procurei o Ceonc. Desde então, todos os anos eu sou acompanhada pelo mastologista daqui, assim como faço os exames de mamografia e ultrassonografia. Graças a esse acompanhamento eu já retirei dois nódulos benignos”.
O Casm funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ao lado da Unidade de Saúde da Família (USF) Gleba B, localizado na Rua Segundo Sendes. Para outras informações, a população pode entrar em contato através do número (71) 3621-0263.
O funcionamento do Ceonc é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17, no 2º andar do prédio da Policlínica e do Centro Municipal de Imagem (CMI), localizado no Centro. Outras informações podem ser obtidas através do número (71) 3454-2259.
Mín. 22° Máx. 33°