O Programa Sesau Fila Zero segue se consolidando como uma ação de referência no acolhimento prioritário à população. O sucesso da iniciativa pôde ser comprovado em mais uma etapa de procedimentos realizados na terça-feira (22/10), ocasião em que mais 14 pacientes, entre homens e mulheres, foram submetidos a cirurgias, executadas no Hospital do Polo, unidade conveniada ao município, localizada na Avenida Deputado Luís Eduardo Magalhães, no Centro.
Dentre os procedimentos realizados, estão histerectomia (remoção do útero, podendo ser parcial ou total), colecistectomia (retirada da vesícula biliar), exérese de lipoma (remoção de tumores benignos de células adiposas, que se localizam sob a pele) e hernioplastias (correção de hérnias da parede abdominal, como as umbilicais, inguinais, incisionais e epigástricas).
Comprometida com a saúde da população, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), deu início aos atendimentos de cirurgias eletivas no município ainda em 2018, com a ação intitulada Mutirão de Cirurgias Eletivas. Em janeiro de 2022, os serviços passaram a fazer parte do Programa Sesau Fila Zero, que tem como objetivo monitorar e reduzir a fila de espera, através da ampliação do acesso dos usuários a procedimentos especializados. Desta forma, até o momento, já foram acolhidas 9.134 pessoas. Com 90% do investimento correspondente a recursos próprios, no total, foram aplicados mais de R$ 5 milhões.
A ação conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais, como é o caso do cirurgião-geral, Ramon Bezerra, que participa do programa desde o começo. “Aqui em Camaçari, chama a atenção a iniciativa pioneira, principalmente no Centro de Cirurgias Eletivas (CCE), por exemplo. Como cirurgião, foi a primeira vez que eu vi num município, o paciente chegar e, no mesmo dia, conseguir realizar exames pré-operatórios como eletrocardiograma [ECG], raio-x, e exames de laboratório, passar pelo médico e já sair com a data da cirurgia agendada. É algo que, realmente, faz com que o programa tenha um destaque especial na saúde da Bahia”, sinalizou o médico.
A diretora de Controle e Regulação do SUS, Elba Brito, acompanhou o pré-operatório dos pacientes e destacou o entusiasmo pelo sucesso do Sesau Fila Zero. “Uma alegria poder fazer parte desse grande programa, que vem revolucionando a saúde em Camaçari, realizando cirurgias eletivas com qualidade, com acolhimento, dando todo carinho e atenção aos nossos pacientes, que são especiais para nós. Essa é a nossa marca, e é dessa forma que a gente vem trabalhando nesses quase três anos”, salientou a gestora.
O blogueiro Darlan Soares, 44 anos, que também exerce atividades profissionais, como entregador de delivery, pedreiro e mecânico. Com muito humor e simpatia, enquanto aguardava para fazer o procedimento de hérnia umbilical, compartilhou da expectativa e felicidade em ser mais um beneficiado do programa. “Com fé em Deus já deu tudo certo. Sou grato por essa oportunidade. Que eu me recupere logo para poder voltar a fazer as pessoas sorrirem e levar diversão para meu público”, pontuou o morador do Parque Verde II.
A iniciativa também foi elogiada pela cozinheira Sandra Santana, 44 anos, que fez o procedimento de hérnia. Na oportunidade, ela expressou sua emoção e comentou que, “por conta do meu problema de saúde não estou podendo fazer nada. Mas, depois da cirurgia, com fé em Deus, e em nome de Jesus, vou conseguir voltar às minhas atividades com normalidade”, ressaltou a moradora do Burissatuba.
Mín. 22° Máx. 33°