O Ministério Público da Bahia participou ontem, dia 13, da inauguração do Centro Estadual de Atendimento Integrado à Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência – Proteja, uma inciativa da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) em parceria com a Associação Humana Povo para Povo Brasil (Humana Brasil), na Saúde. O objetivo do Proteja é assegurar às crianças vítimas e testemunhas de violências acolhimento e escuta qualificada, para que elas tenham proteção em um ambiente compatível com suas necessidades.
A inauguração ocorreu no bairro da Saúde, em Salvador, com a presença do secretário Felipe Freitas e da promotora Ana Emanuela Rossi, que representou o PGJ Pedro Maia, além de representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Ceca), do Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Defensoria Pública, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF), da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Polícia Civil, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), entre outras instituições.
“É um equipamento de fulcral importância para a promoção integral de direitos de crianças e adolescentes e o Ministério Público da Bahia está à disposição para atuar de maneira integrada com o serviço, inclusive por meio do Núcleo de Apoio às Vítimas de Crimes Violentos e em Especial Vulnerabilidade (NAVV)”, afirmou a promotora Ana Emanuela.
O Proteja envolve a atuação do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA), do qual o Ministério Público faz parte. E atua também na articulação intersetorial e interinstitucional, com foco no desenvolvimento de ações especializadas de forma integrada, mediante a definição de fluxos e protocolos de atendimento na rede de proteção infantojuvenil. A rede engloba instituições públicas municipais, estaduais e federais, além do sistema de justiça. Contempla, ainda, a realização de ações de sensibilização e mobilização da rede de proteção para a prevenção e enfrentamento das variadas formas de violência contra o segmento.
O Centro está localizado na Rua Américo de Sousa Gomes, 02, no bairro da Saúde em Salvador. Ele conta com equipe multidisciplinar com profissionais das áreas de serviço social, psicologia, direito e pedagogia, acolhendo crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O primeiro contato para o atendimento pode ser feito pelo whatsapp (71) 9.9694-0507 e por e-mail protejabahia@gmail.com .
*Com informações da SJDH
*estagiária de jornalismo sob a supervisão de George Brito (DRT-BA 2927)
Mín. 20° Máx. 31°