Por: Élcio Mendes – Secom Gurupi
Fotos: Secom Gurupi
Além dos investimentos em infraestrutura que a Prefeitura de Gurupi está realizando na cidade, a prefeita Josi Nunes obteve êxito também na busca de recursos para melhorar a conectividade das pessoas e reforçar a segurança para a população. Nesta sexta-feira, 22, a Prefeitura de Gurupi e a Caixa Econômica Federal assinaram um contrato de liberação de recursos na ordem de R$ 15 milhões para investimentos no projeto Cidade Inteligente(Smart City). Os recursos são oriundos do Governo Federal, por meio de emenda de autoria da ex-senadora Kátia Abreu, na época do exercício do mandato.
“Essa é mais uma ação visando melhorar a vida da nossa população. Cidade inteligente vai oferecer conectividade para as pessoas, pois haverá wi-fi gratuita e de qualidade para todos nas praças, parques e prédios públicos. Vamos ampliar o número de câmeras de monitoramento. E agora com mais tecnologia, inclusive com reconhecimento facial e de longo alcance. Isso vai oferecer mais segurança nesse trabalho em parceria com a Polícia Militar”, disse a prefeita Josi Nunes.
Os recursos serão investidos em três eixos estruturantes do projeto:
Primeiro eixo:estruturação tecnológica (fibra de cabo óptico, interligando os prédios públicos e construção de central de monitoramento interligado pela Gestão Municipal, AMTT e Polícia Militar.
Segundo eixo:implantação de câmeras de monitoramento veicular, câmeras de monitoramento de pessoas com reconhecimento facial e câmeras de monitoramento de instalações públicas com dispositivo de alarme.
Terceiro eixo:consolidação de rede de internet de melhor qualidade aos servidores municipais, com maior segurança digital criação de intranet própria e a garantia de internet gratuita em espaços públicos (praças, centro olímpico, feiras e mercado municipal, etc).
“Tudo isso vai refletir na modernização dos serviços e melhora na qualidade dos atendimentos”, avaliou a Prefeita.
Para que os serviços sejam efetivamente iniciados, a Prefeitura de Gurupi submeterá à aprovação da Caixa Econômica Federal todos os projetos relacionados ao Cidade Inteligente. Assim que aprovados, a Caixa concederá autorização para realização da licitação e contratação.
Presentes
Além da prefeita Josi Nunes, participaram do ato a superintendente regional da Caixa no Tocantins, Maria Gabriela; o superintendente executivo de Governo, João Calixto; a gerente da filial Gigov, Beatriz Maria da Silva; o coordenador da Gigov, Antônio Carlos Bianchi e a supervisora de Governo, Elisa Rocha.
Mín. 21° Máx. 33°