A região da Cidade Baixa em Salvador terá o domingo (24) agitado, com dois eventos válidos pelos circuitos estaduais das modalidades de muaythai e remo e apoiados pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O Centro de Boxe e Artes Marciais da Bahia, no Largo de Roma, recebe, a partir das 9h30, a Seletiva Nacional de Muaythai.
Quarenta lutas entre atletas e equipes, em diferentes categorias por idade e peso, serão realizadas para qualificar os campeões para os futuros eventos nacionais e internacionais que a Bahia vai disputar em 2024. O evento faz parte do projeto Muaythai Olímpico, que busca consolidar a modalidade nos cenários baiano, brasileiro e mundial.
O presidente da Federação de Muaythai Tradicional do Estado da Bahia (FMTT), Ricardo Caldeira, comenta a importância do evento para as pretensões de fazer parte dos esportes do programa olímpico. Ele salienta o formato do projeto em três frentes para garantir a divulgação da modalidade, agradecendo o apoio da Sudesb na realização.
“Esse projeto apoiado pelo Governo do Estado tem uma importância muito grande para o muaythai baiano porque englobamos três ramos do esporte: o fomento, com o festival que realizamos também no Centro de Boxe, nossa casa; a parte teórica, com o curso de arbitragem para qualificar árbitros, professores e atletas; e encerrando com a seletiva dos melhores atletas de todo o estado para que estejam prontos para, futuramente, montarmos uma Seleção Baiana e, por consequência, para a Seleção Brasileira”, explica Ricardo.
Remo– Na Enseada dos Tainheiros, na Praia da Ribeira, o dia também marca a segunda etapa do tradicional Campeonato Baiano de Remo, na edição 2023, a partir das 10h. Ao todo, serão realizadas dez provas, nas categorias por idade, tipo de barco e naipes masculino e feminino, com as equipes do Esporte Clube Vitória, Clube de Natação e Regatas São Salvador, Clube de Regatas Península, Clube de Regatas Itapagipe e Sport Clube Santa Cruz.
A programação inicia com a classe 2X junior e segue com: 1X feminino sênior; 4+ principiante; 1X senior; 2- sub-23 peso leve; 2+ principiante; 4- sub-23; 2X feminino sub-23; 4X junior B; e 8+ senior. O organizador da competição, Jair Fonseca, relata as expectativas para a segunda prova do ano da histórica competição baiana.
“Na última regata, o São Salvador venceu cinco provas e o Esporte Clube Vitória venceu quatro provas, além do Clube de Regatas Península, estreante, que venceu uma prova. Essa regata vai ser bem disputada entre os dois times com mais vitórias, sem um favorito na disputa. Dentre os atletas, uma das favoritas é a remadora Marcella Sgura”, comenta Jair.
Fonte: Ascom Sudesb
Mín. 22° Máx. 33°