A Rede Estadual de Ensino da Paraíba marcou presença na Expofavela 2023 por meio dos programas Firede, Arte em Cena e Ouse Criar. A feira acontece durante este fim de semana no Espaço Cultural, em João Pessoa, e tem uma programação de palestras, debates e shows, todos voltados ao empreendedorismo, à inovação e às políticas públicas voltadas às favelas e comunidades brasileiras. Além dos estudantes que participam dos programas da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), alunos da Escola Estadual José Guedes Cavalcanti, de Cabedelo, também estiveram presentes na Expofavela na manhã deste sábado (23).
Ouse Criar- Os estudantes responsáveis pela Startup Blocon, formada por alunos da ECIT João Úrsulo, da cidade de Pedras de Fogo, estão com um stand na Expofavela, para expor os materiais que são produzidos pela empresa, conforme explicou o estudante Iago Henrique.
“A Bloco surge por meio do programa Ouse Criar. Na nossa escola temos o curso técnico de Edificações, aí quando nosso professor recebeu a demanda de formar uma equipe para participar do Ouse Criar, pensamos em unir essas duas coisas. A Blocon tem por objetivo sanar o problema de descarte inadequado de entulhos de construção, ao mesmo tempo gerando renda. A startup nasce com as três bases da sustentabilidade: economicamente viável, socialmente amigável e ambientalmente estável. Estar participando da Expofavela tem sido muito bacana. Nunca estivemos em um evento deste tamanho e a receptividade das pessoas tem sido muito boa”, comentou o estudante.
Flirede- Já a Festa Literária da Rede Estadual de Ensino esteve presente com uma roda de conversa que aconteceu na manhã desta sábado (23), e contou com a participação de estudantes, professores e representantes de bibliotecas públicas. Na oportunidade, foram apresentados os três livros produzidos no ano passado pelos alunos e professores da Rede Estadual de Ensino. Durante a solenidade, houve a entrega simbólica dos kits de livros às bibliotecas estaduais, como a do Espaço Cultural. Além disso, estudantes e professores também declaram poemas e crônicas.
A estudante Evelin Beatriz Sousa, da ECIT Claudina Mangueira de Moura, foi uma das autoras dos livros da Flirede, esteve presente na Expofavela, e comentou sobre a alegria de declamar as poesias no evento. “Ter um texto meu impresso em um livro impresso já é uma sensação fora comum, e poder ver que a Flirede tem sido bem aceita pelas pessoas é muito legal. Acho que as pessoas precisam conhecer mais a Literatura Paraibana e eventos como esse são fundamentais para isso”, disse a estudante.
Arte em Cena- Além do Ouse Criar e da Flirede, o Arte em Cena também se fez presente na Expofavela 2023. Os estudantes da Escola Técnica Estadual de Artes, de João Pessoa, apresentaram uma releitura da música ‘Tamo Junto’, de Lexa e Carlinhos Brown. A apresentação aconteceu no palco 360º do evento e levantou os presentes com muita animação.
Mín. 21° Máx. 33°