Os 265 anos de emancipação política de Camaçari foram celebrados, no último domingo (25/09), com um desfile cívico em Vila de Abrantes. A festa também comemorou os 465 anos de fundação do distrito, momento exaltado pelos vereadores que marcaram presença no desfile, que aconteceu na avenida entre a Paróquia do Divino Espírito Santo e a Praça da Matriz.
Como tradição dos desfiles cívicos no município, o hasteamento das bandeiras de Camaçari, da Bahia e do Brasil, ao som da Filarmônica 28 de Setembro, anunciou o início da festa. “Aqui as pessoas participam ativamente, os moradores saem das suas casas para verem as crianças desfilarem, os movimentos sociais. Para mim, aqui tem um gostinho muito especial porque tenho uma história com Abrantes dentro do esporte, tenho muitos amigos aqui e hoje é a oportunidade de reencontrá-los. A energia desse desfile é diferente também, porque se aproxima do aniversário de Camaçari”, pontuou o presidente da Câmara, vereador Flávio Matos (União).
Para o prefeito Elinaldo, a festa em Abrantes é justamente uma preparação para o desfile cívico do dia 28 de setembro, data oficial de emancipação política do município. “Aqui tem um carinho especial, porque foi aqui que nasceu a cidade e nós também gostamos de estar aqui com a população. O nosso próximo desfile fecha esse mês de datas cívicas na cidade e vamos fazer uma linda festa”, salientou o chefe do Executivo.
O Tiro de Guerra abriu a passarela para os mais de 1.600 estudantes de escolas públicas e creches comunitárias, que contaram a história do distrito. “Vila de Abrantes tem uma história muito forte na cultura, na religião. Estamos diante de uma igreja de mais de 450 anos, está entre as mais antigas, com imagens sacras de mais de 400 anos também, Jesuítas, o povo indígena, enfim uma cultura forte. Aqui nasceu, e aqui permanece a história “, destacou o vereador Gilvan Souza (PSDB).
Morador do distrito, o vereador Dedel Reis (Republicanos) exaltou a alegria em participar da festa cívica. “Esse desfile de Abrantes é singular, tem uma importância majestosa, porque Abrantes faz parte da história da Bahia e do Brasil. Hoje somos uma cidade dentro de Camaçari. Essa festa aqui hoje marca a nossa história, a unidade, o fortalecimento de um povo aguerrido e de uma bela cidade que é Camaçari”, disse. Por sua vez, o vereador Dr. Samuka (Cidadania), ressaltou em sua fala que Abrantes é o berço da civilização baiana e brasileira. “Teve um papel importante nas lutas pela Independência do Brasil e da Bahia, e fico feliz porque aqui também é o berço da cultura. Então, a cada escola que passa aqui trazendo um tema traz as manifestações culturais, a imagem do nosso povo, a alegria das crianças, destacando a nossa história”, pontuou.
Abrantes celebra junto com Camaçari, os seus 465 anos de fundação, uma data que deve ser valorizada, segundo o vereador Tagner Cerqueira (PT). “Acho que devemos debater isso, de reconhecer Abrantes como a mãe de Camaçari. E voltar aqui é sempre bom para vermos os filhos da cidade, as escolas, os educadores. Aproveitar para desejar ao povo de Abrantes muita força, que eles possam sempre sonhar por um distrito melhor”, concluiu.
Mín. 23° Máx. 26°