O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) promove a segunda edição da Semana de Tecnovigilância. Até sexta-feira (29), profissionais do hospital participarão de palestras que desdobram o temaUso seguro de equipamentos. Na abertura do evento, segunda-feira (25), o diretor administrativo do HCB, Genésio Vicente, destacou a importância de “tratar desse assunto com muito valor à saúde, à atenção aos nossos pacientes.”
A primeira palestra foi feita pela especialista em regulação e vigilância sanitária da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Maria Glória Vicente. Segundo o diretor de infraestrutura do HCB, Luiz Glowacki, a especialista apresentou “uma visão macro do que significa esse movimento do mercado e como internalizamos as ações do ponto de vista de engenharia clínica, farmácia, de equipamentos e materiais junto à segurança do paciente. São nuances, interfaces que temos aqui no hospital”.
As demais palestras da Semana de Tecnovigilância são conduzidas por profissionais do próprio HCB para apresentar diferentes questões relacionadas aos equipamentos usados na assistência às crianças e adolescentes. A programação inclui a integração com os sistemas usados para armazenamento e envio de exames, a gestão de documentos e fluxos da engenharia clínica e os protocolos de atendimento assistencial.
As especialistas em engenharia clínica do HCB Jéssica Amazonas e Camila Daudt definiram os temas que seriam abordados ao longo da Semana da Tecnovigilância. “A engenharia clínica cuida dos equipamentos médicos, odontológicos, de imagem, ventiladores pulmonares, monitor multiparamétrico das UTIs, mesa, foco cirúrgico, todos os equipamentos laboratoriais de todos os laboratórios, a parte de equipamentos de esterilização”, explica Daudt.
Com essa diversidade de equipamentos e considerando a importância que eles têm para o bom atendimento aos pacientes, a Semana de Tecnovigilância se integra às medidas tomadas pelo HCB para zelar pela segurança das crianças em tratamento. “Convidamos todos os funcionários, para que entendam como fazemos o monitoramento dos equipamentos utilizados aqui, como fazemos o monitoramento da segurança”, afirma Amazonas.
*Com informações do HCB
Mín. 21° Máx. 33°