Com a proposta de apresentar e aproximar da população as ações e os programas do Governo Federal que atendem as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participou de audiência pública na Câmara Legislativa, nesta segunda-feira (25).
A convite do deputado distrital Chico Vigilante (PT), o ministro detalhou o trabalho executado no MDS para reduzir a pobreza, combater a fome e promover a cidadania. O público da audiência foi composto, em sua maioria, por lideranças de entidades sociais que atuam no Distrito Federal.
“Temos uma grande missão, e ninguém faz nada sozinho. Estamos lançando no país inteiro o Plano Brasil Sem Fome e vamos novamente tirar o país do mapa da fome”, discursou o ministro.
Durante a apresentação, Wellington Dias listou as ações prioritárias do MDS: o combate à fome e à pobreza; a garantia da segurança alimentar e nutricional; a atualização do Cadastro Único; a promoção da inclusão socioeconômica; e os cuidados com a família.
Chico Vigilante mencionou que a proposta da reunião foi aproximar as entidades sociais das ações efetivas do Governo Federal. “O ministro apresentou cerca de 36 projetos da pasta que estão em andamento e como as entidades podem acessar esses programas”, informou.
“O MDS não se limita a distribuir o Bolsa Família. Esse ministério vai além, com a grande missão de Wellington de tirar as pessoas da situação de pobreza”, acrescentou o deputado distrital.
“O presidente Lula tem a compreensão de que a pobreza não se resume à alimentação e à renda, mas inclui outras necessidades do ser humano, como ter uma casa adequada para morar e acesso à energia elétrica”, apontou Wellington Dias.
Para a deputada federal Érika Kokay, o caminho para combater a pobreza passa pela inclusão social e econômica da população. “Quando estamos famintos de pão, isso corrói a dignidade humana. Precisamos enfrentar a fome garantindo empregos com dignidade”, avaliou.
A audiência pública contou com a presença da secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome, Valéria Burity, do secretário de Inclusão Socioeconômica do MDS, Luiz Carlos Everton, do secretário nacional de Assistência Social, André Quintão, e da secretaria nacional de Renda de Cidadania, Eliane Aquino, do vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Marcelo Bonfim, do presidente da Fundação Banco do Brasil, Kleytton Guimarães, além de outras autoridades locais.
* Com informações da assessoria de imprensa do deputado Chico Vigilante
Agência CLDF
Mín. 22° Máx. 33°