Eventos culturais, esportivos e religiosos apoiados pela Prefeitura de Alagoinhas movimentaram o fim de semana na cidade. A programação começou no sábado, 15, com a realização da Festa do Riacho , no distrito de Riacho da Guia, a final da Copa dos Campeões, de futebol amador, no Estádio Antônio Carneiro, e a Conferência do Espírito Santo, na Praça da Bíblia, bairro Jardim Petrolar. Nesse domingo, 16, foi a vez do Treinão do Padre, evento beneficente que teve o objetivo de arrecadar recursos para a manutenção e ampliação da acústica da Catedral de Santo Antônio.
O Treinão contou com modalidades de corrida e caminhada, e reuniu não só os fiéis da paróquia como corredores da cidade, entre outros participantes, em um momento de integração e incentivo aos hábitos saudáveis. “O padre Pedro Carlos abraçou a ideia, começou a treinar também para poder participar da corrida, e a população e os fiéis compareceram em grande número. Foi bonito ver famílias inteiras participando do evento. Aproveito para agradecer à Prefeitura de Alagoinhas, que deu um apoio imenso para que esse Treinão fosse realizado de forma maravilhosa”, afirma o fisioterapeuta Oton Dantas, um dos organizadores.
Já o apoio à Conferência do Espírito Santo teve o objetivo de fomentar o turismo evangélico no município. O evento ao ar livre foi promovido pela Igreja Batista Nova Jerusalém (IBNJ).
Futebol
No estádio Antônio Carneiro, não faltou emoção. Com o placar de 6×5 nos pênaltis, o Palmeiras do Barreiro venceu o PSG do Pirinel e foi o grande vitorioso da primeira edição da Copa dos Campeões. A competição, idealizada pelo presidente da Liga do Mangalô, Anderson Cabeça, contou com o apoio da emenda parlamentar do vereador Thor de Ninha e a parceria da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (Secet). O evento também teve aspecto beneficente, e os ingressos foram trocados por 1 kg de alimento não perecível.
O campeonato durou um mês e teve a participação de times dos bairros Mangalô, Barreiro, Miguel Velho, Baixa da Santinha, Boa União, Ferroviário, Alagoinhas Velha e Pirinel.
O secretário da Secet, João Henrique Paolilo, deu o chute inicial do jogo da final, simbolizando o apoio da Prefeitura ao evento. “O esporte amador desempenha um papel fundamental na sociedade, pois promove a saúde, o bem-estar, e incentiva pessoas a se manterem ativas e a adotarem um estilo de vida saudável. Além disso, é uma excelente forma de socialização. Seguiremos intensificando o apoio ao esporte amador, de acordo com o que prevê o plano de governo do prefeito Gustavo Carmo”, afirma.
“O esporte amador tem que ser prestigiado, não só o esporte masculino, não só o futebol, mas todo tipo de esporte”, destaca o vereador Thor de Ninha.
Mín. 21° Máx. 32°