O mês de setembro é tradicionalmente dedicado a conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento. A campanha “Setembro Amarelo” acontece em todo o país e aqui em Candeias, o Verador Ivan do Prateado (Avante) chama a atenção para a importância de colocar o assunto em destaque como forma de combater a problemática.
Em Candeias, a Ponte do Bairro Nova Brasília neste ano foi o cenário de uma tragédia relacionadas ao suicídio. Sendo assim, o parlamentar preocupado solicitou a Prefeitura Municipal a colocação de uma proteção de um gradil, ou tela proteção nas laterais que dá acesso ponte para que alguma providência seja realizada no local e assim evitar mais perdas de vida para as doenças de transtorno mental.
O vereador também reforça a importância de procurar ajuda ao menor sinal de pensamentos suicidas. “A depressão é uma doença silenciosa, não é fácil de se auto identificar mas ao pensar em atentar contra si mesmo a pessoa necessita externalizar isso. Por mais vergonha que sinta, medos e dúvidas, é importante lembrar que sempre tem alguém que quer te ver bem e que quer te ajudar. Devemos estar vigilantes a todos os sinais”, complementou Ivan.
Setembro Amarelo – A campanha Setembro Amarelo surgiu nos Estados Unidos, em 1994, quando a família de um jovem suicida distribuiu, em seu velório, cartões amarrados em fitas amarelas com frases de apoio para pessoas que estivessem enfrentando problemas emocionais. Por iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Centro de Valorização da Vida (CVV), em 2014 a campanha chegou ao Brasil. A intenção principal é informar que o suicídio pode ser evitado e de que maneira isso pode ser feito, enfatizando os cuidados com a saúde mental.
Mín. 22° Máx. 33°