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Prefeitura lança campanha “Transforme seu Imposto em Contribuição”

A Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), lança a campanha “Transforme seu Imposto em Contr...

17/03/2025 às 14h20
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Alagoinhas - BA
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Foto: Reprodução/Prefeitura de Alagoinhas - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Alagoinhas - BA

A Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), lança a campanha “Transforme seu Imposto em Contribuição”, uma iniciativa que permite destinar o Imposto de Renda para instituições sociais que atuam na cidade. A ação ocorrerá durante o período de entrega da declaração, de 17 de março a 30 de maio.

“O público-alvo são todos os contribuintes que declaram o Imposto de Renda (IR). Queremos ampliar a adesão, garantindo que a população saiba que é possível converter parte do imposto em contribuição para projetos sociais de Alagoinhas, voltados a crianças, adolescentes e pessoas idosas”, explica Lusiane Dantas, gerente de Políticas para Inclusão e Proteção aos Direitos da Pessoa Idosa da Sedes.

A campanha tem como objetivo fortalecer os recursos do Fundo Municipal da Pessoa Idosa (FMPI) e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA). De acordo com dados da Receita Federal, estima-se que 97% dos contribuintes no Brasil não realizam esse tipo de destinação, o que representa um potencial de mais de R$ 4 bilhões que poderiam ser direcionados a instituições sociais no país.

“Precisamos divulgar essa campanha ao máximo para que mais pessoas saibam que podem destinar até 3% do seu IR para projetos sociais. Esses dois fundos municipais garantirão que as doações sejam revertidas em melhorias para a rotina de pessoas idosas, crianças e adolescentes de nossa cidade. As instituições beneficiadas precisam constantemente de apoio para manter suas atividades”, reforça Lusiane.

Veja o passo a passo de como destinar parte do seu Imposto de Renda:

  1. Após preencher a declaração, clique na opção “Doação diretamente na declaração”.
  1. Escolha uma das abas: “Criança e Adolescente” ou “Idoso”.
  1. Clique no botão “Novo”.
  1. Selecione o tipo de fundo: “Municipal”.
  1. Escolha o estado: “Bahia”.
  1. Selecione a cidade: “Alagoinhas”.
  1. Digite no espaço “Valor” a quantia gerada automaticamente pelo sistema.
  1. Vá em Declaração >> Imprimir >> DARF – Doações Diretamente na Declaração (fundo).
  1. Selecione a declaração e vá em “Visualizar”.
  1. Pague o Darf até o prazo e encaminhe o comprovante via e-mail:

Fundo Municipal da Pessoa Idosa: conselhoidoso@gmail.com

Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente: cmdcaconselho18@gmail.com

Lusiane Dantas
Foto: Secom Alagoinhas
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