Ao todo, 1.220 quilos (kg) de materiais recicláveis foram coletados pelos catadores cadastrados durante os três dias do Festival de Arembepe 2025. Na oportunidade, a administração municipal, por meio da Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), assegurou estrutura, serviços e equipamentos necessários para a realização do trabalho de coleta de forma mais segura e digna, além de promover aos denominados “recicladores conectados” sair do evento com uma renda extra.
Em um ponto fixo de apoio, 50 recicladores tiveram acesso a refeições, equipamentos de proteção individual (EPIs) e orientações para a realização do trabalho. A iniciativa foi elogiada pelos profissionais. Como é o caso de José Luiz, agente reciclador de Arembepe, que fez questão de registrar a aprovação diante das ações implementadas pela Limpec. “Estão de parabéns. Os kits com os equipamentos de proteção individual [EPIs] e as orientações fizeram toda diferença no nosso trabalho. Os lanches e almoços foram de boa qualidade. Agradecemos pelo empenho e desejamos que nos próximos anos continue assim”, avaliou.
A gerente de Educação Ambiental e Meio Ambiente da Limpec, Neide Cavalcanti, avalia a experiência, com a implementação das ações, como satisfatória e eficiente. “Nosso sentimento é de que cumprimos o objetivo proposto. Foi gratificante ver que os catadores participaram ativamente das atividades e se beneficiaram dos kits e tudo o mais que disponibilizamos para o bem-estar e proteção deles. O retorno que nos deram também foi muito positivo, e nos incentiva a seguir melhorando cada vez mais esse suporte”, afirmou.
Com a venda do material recolhido durante a festa, realizada no próprio ponto fixo de apoio, dos 1.220 kg de material reciclável, sendo a maior parte composta por latinhas de alumínio, houve movimentação financeira de cerca de R$ 10 mil, colaborando para o sustento dos profissionais e suas famílias, ao mesmo tempo em que aqueceu a economia local.
Através da iniciativa, a Limpec reforça a valorização do trabalho dos recicladores no município, bem como que está conectada com a economia circular e a promoção da sustentabilidade, o que beneficia toda a comunidade.
Fotos: Arquivo Limpec
Mín. 22° Máx. 32°