Em fevereiro deste ano, o prefeito de Candeias, Eriton Ramos, fez uma visita técnica à sede da Codesal (Defesa Civil/Salvador), com o objetivo de colher informações sobre estratégias adotadas pelo órgão da capital na prevenção de desastres naturais.
Na manhã desta sexta-feira (4), os técnicos da Defesa Civil de Candeias, pertencentes à Secretaria de Ordem Pública (SEMOP), receberam a equipe da Codesal para visitarem as 29 áreas de risco monitoradas pela Prefeitura e possível implantação de uma Central de Monitoramento do Tempo.
O secretário da SEMOP, Adejair Estevam e o subsecretário da pasta, Abdoral Júnior recepcionaram os técnicos do órgão da capital, formado por Geólogo (Adenilson Júnior); Meteorologista (Giuliano Carlos) e a coordenadora Alana Souza, na sede da secretaria e a sala onde a central será montada a Central.
Depois, toda a equipe das duas cidades fizeram a visita in loco nos pontos de risco, a exemplo do Alto da Bela Vista, Alto da Capelinha, Malembá, Santo Antônio, Dom Avelar, distrito de Caroba, entre outros locais.
Na oportunidade, foram analisados o tipo de solo, avaliação de construções em locais de risco e também anotação e sugestões de estratégias a serem implantadas para evitar maiores danos em períodos de maior intensidade de chuva.
“Essa visita é importante, pois a CODESAL poderá analisar quais locais poderemos utilizar outros pluviômetros (aparelhos que medem a quantidade de chuva), bem como identificar novos pontos de alagamento e locais em risco eminente de deslizamento ou enchentes”, explicou Abdoral Júnior.
Após a visita às áreas de risco, os técnicos da CODESAL vão elaborar um documento apontando todos os pontos analisados e possíveis soluções para serem implantadas pela Defesa Civil do município.
Mín. 22° Máx. 32°