A Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), avança no projeto de requalificação e urbanização de Itacimirim, na orla do município. Durante vistoria realizada nesta quinta-feira (10), a pasta avaliou que a obra está acelerada, com previsão de entrega para o mês de setembro.
Dispondo de investimento superior a R$ 39 milhões, as intervenções, que haviam sido paralisadas em outubro de 2024, e foram retomadas em março deste ano, fazem parte do Projeto Caminhos do Mar, inserido no Programa de Integração e Desenvolvimento Urbano, Social e Ambiental de Camaçari, executado em parceria com o CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe, que também abrange Guarajuba e Barra do Jacuípe.
Em Itacimirim, a obra compreende serviços de pavimentação, drenagem, urbanização e mobilidade, com objetivo de modernizar a localidade, proporcionando um trânsito mais seguro, com nova pavimentação asfáltica, ciclovia, ciclofaixa, deck e passeios acessíveis para pedestres e áreas de lazer com mobiliário e equipamentos urbanos, como quiosques comerciais, módulos sanitários – inclusive com estruturas adaptadas para pessoas com deficiência (PcD) –, parques infantis, equipamentos de ginástica, dentre outros.
Também consta no projeto de requalificação e urbanização de Itacimirim a construção da nova ponte ligando a estrada principal até a Ilha do Meio, além de vertedouro, contenção, ampliação dos passeios, iluminação pública, paisagismo, e sinalização viária.
Ao todo, são cerca de 6 quilômetros (km) de intervenções, compreendendo trechos, como a Estrada do Pastor (via de acesso inicial), a avenida principal (Estrada da Barra) e a estrada principal (sentido Praia da Espera).
No total, estão sendo instalados oito quiosques do tipo 1 (cada um com duas baias, o que totaliza a abertura de 16 pontos comerciais), e um quiosque do tipo 2 (com quatro baias). A ordenação dos comerciantes, que irão ocupar esses espaços, está sob responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur).
Toda essa nova ambientação estética irá tornar Itacimirim mais agradável, acolhedora e segura, permitindo aos usuários maior comodidade para transitar na região. As intervenções têm o objetivo de promover maior mobilidade e conforto aos moradores e visitantes, elevando a qualidade de vida e o bem-estar de todos, além de reforçar o desenvolvimento econômico da região, com a chegada dos turistas.
De acordo com a Seinfra, foram mantidas as ações e serviços que estavam dispostas no projeto inicial. Também, segundo a pasta, o acesso na área segue aberto, tanto para passagem de pedestres quanto para veículos, e quaisquer alterações futuras, surgindo, por exemplo, a necessidade de isolamento, serão devidamente informadas.
Ponte da Ilha do Meio: a construção da nova ligação, considerada um dos procedimentos fundamentais na consolidação da nova intervenção sob a Lagoa das Virgens, é composta por uma estrutura de aproximadamente 150 metros (m) de comprimento. Elementos como ciclovia, novo guarda-corpo, deck para pedestres, sinalização e paisagismo também incorporam as melhorias.
Fotos: Patrick Abreu
Mín. 23° Máx. 29°