O prefeito de Alagoinhas, Gustavo Carmo, e o vice, Luciano Sérgio, realizaram uma coletiva com representantes da imprensa local para apresentar as ações mais significativas dos cem primeiros dias de gestão. O evento aconteceu na noite dessa quinta-feira, 10, no Plaza Hotel, e também contou com as presenças do secretariado municipal, autoridades e convidados especiais.
Gustavo fez um balanço das principais ações já em andamento e destacou áreas estratégicas como a Saúde, por exemplo, que avançou em inovação para que os cidadãos possam agendar exames e consultas no território onde moram, sem terem a necessidade de se deslocar à sede do município. “O programa de descentralização do sistema de regulação está em fase de testes, mas já apresenta bons resultados em nove unidades de saúde”, comentou o prefeito.
Já na Rede Municipal de Ensino, a gestão municipal realizou, ao longo dos últimos meses, uma série de ações estruturais ligadas ao funcionamento e reestruturação de todo o sistema educacional, sendo o reajuste de 6,27% no salário dos professores um dos maiores destaques. Além da autorização de licitação para obras de construção de três creches (com orçamento de R$ 13,2 milhões), o prefeito também ressaltou a parceria com o Governo do Estado para a construção de outras três unidades de ensino.
Gustavo reafirmou que ele e os servidores da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) trabalharam arduamente para efetivar a ampliação do atendimento da rede e, assim, aproximadamente mil novos alunos passaram a estudar. Ainda no quesito educação, outros fatores que merecem destaque são: a contratação de aproximadamente 290 profissionais de apoio para acompanhar alunos com deficiência, e a abertura do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação temporária de 40 novos professores.
Quando tratou de temas ligados ao desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda, Gustavo Carmo elencou as principais medidas desenvolvidas ao longo dos últimos três meses. “Estamos dialogando com cervejarias, indústrias e empresas de medicamentos e, principalmente, do setor de petróleo, diante da perspectiva de retomada dos investimentos da Petrobras na Bahia. Já contamos com a possibilidade de implantar uma refinaria e uma distribuidora de combustíveis, e outras indústrias já começam a sinalizar o interesse em vir para a nossa cidade, que é reconhecida pela qualidade da água, reservas minerais e por sua localização geográfica estratégica”, explicou o prefeito.
Ao falar sobre a modernização dos processos burocráticos como uma importante ferramenta para a realização de trabalhos rápidos e mais eficazes, o gestor municipal citou mais detalhes sobre o alvará digital de funcionamento. Em menos de dois meses, cerca de 400 processos de regularização de empresas que estavam pendentes ou precisavam de avaliação foram concluídos.
Gustavo também detalhou como vem acontecendo a ampliação da rede de abastecimento de água e exemplificou as primeiras regiões contempladas em 2025. “Em quatro comunidades zeramos os carros-pipas: Pedra de Cima, Pedra de Baixo, Estiva e Tombador. Só na Estiva foram seis quilômetros de extensão de rede, então foram dezenas de famílias beneficiadas”, contou.
O prefeito explicou ainda que os últimos 100 dias foram voltados ao planejamento e à elaboração de projetos, para que Alagoinhas aproveitasse as oportunidades de desenvolvimento que estavam surgindo. “Apresentamos o projeto de requalificação do viaduto da Rua do Catu e avançamos, porque encontramos uma oportunidade diante da atenção do governador do Estado com a nossa cidade. Mais recentemente, também em tempo recorde, cadastramos diversos projetos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), algo que somará aproximadamente R$ 135 milhões. A gente também está cuidando da nossa gente, fazendo planejamento e gestão. Estamos plantando sementes agora para colher no futuro”, informou.
O vice-prefeito Luciano Sérgio relembrou a trajetória que começou desde a elaboração do Plano de Governo, no contato direto com o povo, para traçar as principais metas da administração. “Visitamos bairros, discutimos com instituições, sindicatos, conversamos com o povo do campo e da cidade, e construímos assim, de forma participativa, o nosso Plano de Governo. Assumimos em 1º de janeiro, repletos de desafios, mas temos a clareza de que os passos dados nesses 100 dias estão em comum acordo com o pacto que fizemos com a sociedade”, enfatizou.
Segundo Luciano, a nova gestão traz uma mudança na cultura política local. “Redesenhamos a máquina, o fluxo. Ao longo desses 100 dias, fizemos ações diretas na cidade, mas também levamos uma pauta com projetos qualificados ao governador Jerônimo Rodrigues, numa conversa que rendeu algo em torno de R$ 346 milhões em recursos, projetos e programas. Estamos falando de iniciativas que trarão melhorias diretas ao nosso povo, ampliando o serviço da Secretaria de Saúde, por exemplo, além de outros projetos para a infraestrutura, projetos que reorganizarão demandas e que efetivamente trarão mudanças de vida para as pessoas. Viemos aqui prestar contas desses 100 dias de trabalho para que todos saibam que estamos com muita energia, força e determinação, conectados com os anseios da coletividade”.
Total: R$ 135 milhões
Fotos:Roberto Fonseca/Secom/Alagoinhas
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