Um dos principais equipamentos de lazer do município, a nova Praça Desembargador Montenegro foi entregue à população nesta sexta-feira (11). Com a abertura do espaço, fruto de esforço conjunto para ordenar o Centro da cidade, a Prefeitura de Camaçari reafirma o compromisso da gestão com os comerciantes e toda população.
A praça havia sido fechada em abril de 2024 e as obras estavam paralisadas, desde outubro do mesmo ano. O trabalho foi retomado pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) há três meses que, em tempo célere, seguiu dando continuidade às intervenções previstas no convênio com o CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe, incorporadas ao Programa de Revitalização do Centro da cidade.
“Todo mundo sabe que reconstruir uma casa é sempre mais difícil do que construir. Mas, estou feliz em estar aqui hoje, entregando essa praça, que foi revitalizada pela primeira vez lá em 2006. Dessa vez, o projeto inicial não foi de autoria da nossa administração, mas tivemos a oportunidade de fazer ajustes importantes e colocar essa praça para funcionar novamente. Estava com saudade de dialogar com nosso povo, e que bom fazer isso nesse equipamento, tão significativo”, pontuou o prefeito Luiz Caetano.
Com área total de 3.591.81 m², as intervenções do espaço contemplaram serviços de drenagem, instalação de novo piso, paisagismo e jardineira de granito. Ao retomar a obra, a atual gestão incluiu no projeto a instalação de bancos de madeira, construção de novos quiosques, bem como a revitalização da tradicional fonte luminosa.
Para a dona de casa Zenilda Maria, 57 anos, manter a fonte luminosa foi uma decisão acertada, tendo em vista a importância que o elemento representa para muitos munícipes.
“Estava aqui sentadinha admirando. Gosto muito dessa fonte, desde quando ela foi criada pela primeira vez. Aqui é um local que sempre costumo parar para olhar a movimentação, encontrar as amigas. Para mim é como se fosse um cartão postal da cidade”, afirmou a moradora do bairro da Bomba.
O ato de inauguração foi marcado por apresentações culturais, a exemplo do grupo Pé de Lata. Acompanhando a filha Lavínia Alves, 7 anos, Rita de Cássia Alves, 47 anos, contou que estava com muita saudade da Praça Desembargador Montenegro e reforçou a relevância do espaço como grande difusor da cultura local.
“Tinha que vir aqui participar desse momento de celebração. Essa praça é um local de vivenciar a cultura, não é incomum passar por aqui e ver algum artista expondo seu talento. Esse tempo que aqui ficou fechado, foi muito ruim. Agora, vendo tudo reaberto, é uma felicidade. Ver o Pé de Lata cantando, trazendo essa energia boa, não tem preço”, assegurou Rita de Cássia.
Valorizando os talentos da terra, a programação ainda contou com apresentações circenses e de teatro, acompanhadas pela Secretaria de Cultura (Secult), e o samba do Grupo Fascinante.
As melhorias na Praça Desembargador Montenegro ainda não acabaram, conforme lembra o secretário da Infraestrutura, José Mario Lima. Os tapumes de isolamento permanecem apenas ao lado direito da praça, onde essa intervenção específica está sendo finalizada.
“Agora, a Seinfra acelera a área de instalação dos novos quiosques para atender permissionários que já atuam por lá, com o objetivo de promover melhores condições sanitárias e de infraestrutura, tanto para os comerciantes quanto para os munícipes que transitam na região”, explicou.
A entrega desta sexta-feira contempla a primeira fase do trabalho de requalificação do Centro, que foi dividido em seis etapas e deve ser finalizado em dezembro.
Foto: Patrick Abreu
Mín. 23° Máx. 29°