A Rede Pública Municipal de Saúde de Camaçari ganhará importantes reforços, com a implantação de sete novos equipamentos na cidade. Para discutir as ações estratégicas, o prefeito Luiz Caetano, e representantes das secretarias de Saúde do Município (Sesau) e da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), estiveram reunidos na segunda-feira (14).
Durante o encontro, esteve em pauta a instalação de quatro novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), um Centro Especializado em Reabilitação IV (Cer IV), um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e uma Unidade de Acolhimento (UA). Esta última tem como objetivo acolher temporariamente pessoas em situação de crise ou vulnerabilidade social, que são acompanhadas por serviços de saúde mental como o Caps. As novas unidades serão equipadas e entregues pelo Governo do Estado à gestão municipal.
O prefeito Luiz Caetano destacou a importância da reunião. “Foi essencial para ajustar diversos incrementos na saúde pública de Camaçari. Estamos trabalhando para garantir mais estrutura e dignidade para a população”, afirmou.
A titular da Sesau, Rosangela Almeida, avaliou a agenda como bastante produtiva. “Foi um encontro super positivo. Temos novidades que vão ampliar o atendimento à população. Estamos trabalhando juntos, unidos em prol da saúde de Camaçari”, enfatizou.
A coordenadora Executiva da Sesab, Roberta Sampaio, explicou que os novos equipamentos serão viabilizados por meio do Programa de Fortalecimento do SUS (ProSUS). “As UBSs integram o Programa Mais Atenção Primária, voltado para a ampliação do atendimento na Atenção Básica. Já o Cer IV, será um importante avanço, pois permitirá atendimento especializado nas quatro deficiências – intelectual, auditiva, física e visual. Atualmente, o município conta com um Cer II, e a proposta é justamente ampliar esse cuidado. Também discutimos a instalação do Caps e da Unidade de Acolhimento”, pontuou.
Após o encontro, as equipes técnicas das duas pastas realizaram visitas a terrenos, onde podem ser instaladas as unidades, priorizando regiões com maior demanda por serviços de saúde.
O ProSUS da Sesab, busca ampliar significativamente as ações em saúde em toda a Bahia, com foco na expansão da rede física, inovação tecnológica e fortalecimento da gestão e qualidade do SUS. Já o Mais Atenção Primária, tem como objetivo consolidar a atenção básica como a principal porta de entrada do sistema, promovendo um cuidado mais próximo e resolutivo para os baianos.
Representando a Sesab, também participaram da reunião Mirella Tapioca, que integra a área Técnica em Saúde da Pessoa com Deficiência; Beatriz Teixeira, da área Técnica em Saúde Mental; Clarissa Campos, assessora da Diretoria de Gestão do Cuidado; Alessandra Vasconcelos, coordenadora de Apoio e Desenvolvimento da Atenção Básica; e Maria Tereza Braga, coordenadora geral do ProSUS.
Pela Sesau, estiveram presentes Yvana Karina Silva, diretora de Planejamento; Leda Duarte, que integra a Assessoria Técnica (Astec); e a arquiteta Jemina Montenegro.
Fotos: Patrick Abreu
Mín. 22° Máx. 31°