Durante os próximos três dias, agricultores familiares das comunidades Papagaio I e II, além de regiões vizinhas, participarão do Curso de Agricultura Básica, com especialidade em criação de galinhas. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRA), e o Sindicato dos Produtores Rurais de Inhambupe.
O primeiro encontro aconteceu na sede da Associação dos Agricultores do Papagaio, nesta quarta-feira, 23, e teve como foco a parte teórica, antecedendo as oficinas práticas que ocorrerão até sexta-feira. “Esse curso trará para a comunidade, principalmente para os agricultores familiares, mais informações sobre questões como o manejo sanitário e as vacinações de aves. O carro-chefe das discussões será a produção de ração, utilizando subprodutos do cotidiano dos próprios agricultores. São ações assim que diminuem os impactos ambientais e favorecem o aumento da lucratividade dos produtores”, explicou Valéria Silva de Oliveira, instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), convidada pelo Sindicato para ministrar o curso em Alagoinhas.
Segundo o assessor da SDRA, André Freire, a iniciativa representou o primeiro passo no acompanhamento desses agricultores familiares, que foram contemplados em janeiro com viveiros de galinhas. “Entregamos 14 galinheiros para criadores desta região e de outras áreas, e agora estamos oportunizando esse curso como uma etapa inicial para outras formações que virão. Priorizamos esse grupo pensando justamente no aperfeiçoamento de suas práticas na criação de galinhas, contribuindo para o fortalecimento do seu conhecimento. Todas as nossas ações visam o desenvolvimento do agronegócio em Alagoinhas”, destacou André.
Para o agricultor Cecílio de Almeida Bispo, o curso facilitará o dia a dia dos criadores, possibilitando novos aprendizados práticos. “É uma forma de agregar conhecimentos para melhorarmos a cada dia a nossa dinâmica, evitando perda de tempo e problemas como pragas e doenças. Essa ação da prefeitura vem para que possamos aproveitar o nosso trabalho da melhor maneira possível”, avaliou Cecílio.
Mín. 23° Máx. 28°