Os novos membros titulares e suplentes dos conselhos municipais de Educação (CME) e de Alimentação Escolar (CMAE) tomaram posse nesta segunda-feira (28). A cerimônia, que marcou a recepção dos conselheiros dos órgãos, organizada pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Educação (Seduc), aconteceu no auditório da Secretaria de Governo (Segov).
A presidente do CME, Sandra Rodrigues, destacou o fato de ser uma professora à frente do órgão e falou diretamente aos novos membros. “Agradeço e parabenizo a todos os conselheiros aqui presentes, por estarem pactuando com a educação o compromisso em serem os guardiões do Sistema Municipal de Ensino de Camaçari. É preciso compreender que ser conselheiro de educação é, sobretudo, ser aquele que normatiza, que aconselha e que fiscaliza as ações que promovem a educação no município. Ser conselheiro de educação é saber caminhar juntos, numa perspectiva de chegar a lugares que permitam ver, tocar e sentir uma educação plural, diversa, inclusiva e antirracista”, pontuou, ao convocar o grupo para iniciar os trabalhos após a cerimônia.
O papel dos conselheiros também foi destacado pela presidente do CMAE, Neiriam Teles, que ressaltou a seriedade e importância de compor o colegiado, que lida diretamente com a alimentação dos 37 mil alunos matriculados na rede municipal. “A gente tem que ter todo cuidado, porque isso vai gerenciar qualidade, vai alimentar e saciar a fome de crianças que chegam na escola sem tomar café”, exemplificou, ao relatar ainda outros casos encontrados no dia a dia do trabalho.
Durante a cerimônia, o secretário de Educação, Márcio Neves, afirmou que é essa educação que uma gestão municipal precisa fazer. “Uma educação que seja democrática mesmo, uma educação que realmente envolva todo mundo. É natural que as pessoas entendam e coloquem no colo de nós, professores, e dos educadores em geral, a responsabilidade maior de cuidar da educação. Mas, a gente entende que toda a sociedade precisa estar mobilizada para que possamos cuidar do processo educacional”, afirmou.
Ainda participaram da cerimônia o presidente da Comissão de Educação e Assistência Social da Câmara Municipal de Camaçari, vereador João Dão; a presidente do Sindicato dos Professores e Professoras da Rede Pública de Camaçari (Sispec), Sara Santiago; e o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Camaçari (Sindsec), Edmilson das Dores.
No que se refere ao CME, as nomeações ocorrem de acordo com o Decreto n.º 8.166/2025, de 10 de março, que substitui os membros titulares e suplentes. Com a mesma finalidade, o Decreto n.° 8.167/2025, de mesma data, diz respeito às nomeações do CMAE. Ambos documentos foram publicados no Diário Oficial do Município (DOM), edição n.° 2.595, de 27 de março, que pode ser conferido na íntegra através deste link .
Em 2025, celebram-se os 31 anos de criação do Sistema Municipal de Educação de Camaçari, juntamente com a fundação do CMAE e do CME – marcos fundamentais para a consolidação e o fortalecimento da educação pública no município.
Fotos: Patrick Abreu
Mín. 22° Máx. 33°