A presença da Paraíba na Feira de Arte e Artesanato do Ceará (Fenacce) foi positiva para os 11 artesãos paraibanos que participaram dos seis dias de evento no Centro de Convenções de Fortaleza. O grupo superou as vendas do ano passado e fechou um volume de quase R$160 mil e mais de 2.500 peças comercializadas no evento.
O Governo da Paraíba, por meio do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), disponibilizou um caminhão-baú para o transporte das peças e colocou uma van à disposição dos artesãos para deslocamento até o estado vizinho.
Essa é a segunda vez que a Paraíba marca presença na Fenacce e a secretária Rosália Lucas, que participou da abertura da feira junto com a primeira-dama do Estado e presidente de Honra do PAP, Ana Maria Lins, parabenizou os artesãos e a equipe do PAP pelo desempenho alcançado. “O Governo da Paraíba está presente nas principais feiras em todo o País, colocando o nosso artesanato cada vez mais em evidência e abrindo canal comercial dos artesãos com o mundo”.
A artesã Tereza Júlio, da Associação Farol de Cabedelo, agradeceu a gestão estadual pelo apoio no evento que proporcionou visibilidade aos seus produtos e dos colegas. “Nós participamos da rodada de compradores internacionais e temos perspectiva de futuros negócios. Queremos agradecer à equipe do PAP que nos acompanha e, mesmo não estando em casa, nos sentimos acolhidos pelo carinho e cuidado que eles têm com todos nós”.
Além de fechar ótimos negócios, os artesãos puderam divulgar a cultura genuinamente paraibana, por meio das peças expostas feitas de crochê, metal, tecelagem, escamas de peixe, couro, cerâmica, peças em osso, bordado labirinto e a renda renascença.
Marielza Rodriguez, gestora do PAP, comemorou o resultado das vendas e adiantou a próxima agenda. “Tudo que a gente tem de melhor o cearense comprou e nos prestigiou. Agora o artesanato paraibano já se prepara para desembarcar em Brasília, onde participaremos, de 15 a 19 de novembro, da 16ª edição do salão do artesanato,”, adiantou.
Mín. 21° Máx. 33°