Marcando o Dia do Enfermeiro e o Dia Internacional da Enfermagem, celebrado nesta segunda-feira (12), a Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau) deu início à Semana Municipal de Enfermagem 2025, com uma programação dedicada à valorização dos profissionais que atuam no cuidado à população: auxiliares, técnicos e enfermeiros da rede pública municipal.
O evento, realizado no Centro Universitário FAMEC (Unifamec), oferece um dia inteiro de atividades voltadas ao bem-estar, reconhecimento e fortalecimento da profissão. Com cerca de 150 profissionais participantes, a iniciativa contempla também uma segunda edição no próximo dia 20 de maio, garantindo a participação de mais trabalhadores sem comprometer o atendimento nas unidades de saúde.
Entre as ações promovidas destacaram-se momentos de relaxamento e autocuidado como terapia do som, auriculoterapia e massagens, bem como atividades artísticas e a exposição fotográfica “Sob a lente do cuidado”. Durante a manhã, os participantes acompanharam a palestra “Saúde planetária: desafios e a atuação crítica da Enfermagem”.
Em um momento de emoção, a secretária de Saúde, Rosangela Almeida, que também é enfermeira, relembrou que decidiu seguir a enfermagem no dia da morte de seu avô, a quem considerava como pai e a quem atribui o olhar sensível que tem acerca do cuidado. “Minha avó era parteira, minha mãe atendente de enfermagem, mas foi naquele dia que decidi que aquele era o meu caminho. Saí do hospital e disse ‘eu vou estudar enfermagem”, contou.
Ao falar sobre sua trajetória e sobre os desafios da profissão, especialmente os enfrentados na pandemia, a gestora destacou o orgulho em pertencer à categoria. “Somos vitoriosos porque conseguimos fazer a diferença na vida das pessoas. Agradeço a todos pelo trabalho lindo que fazem”, completou.
Entre os profissionais da rede participantes, a enfermeira Yanna Luiza Queiroz, que atua na USF Ficam 2, falou sobre o prazer em servir a comunidade no trabalho cotidiano. “A enfermagem está engajada em tratar as necessidades dos munícipes, no sentido do cuidado. O verbo da enfermagem é “cuidar”. Então a gente tenta ver a necessidade do cidadão e, dessa forma, tentamos melhor cuidar da população de Camaçari”, enfatizou.
Já Adriana Delouche, enfermeira que atua na USF Buris de Abrantes, ressaltou a paixão pela profissão. “Cuidar das pessoas é ter o benefício de poder ajudá-las, de poder proporcionar que eles saiam daquele desconforto. É muito bom, pelo sentido de que a gente consegue, apenas com o cuidado, palavras, o toque, proporcionar um bem-estar, ou então o autocuidado a esse paciente. E eventos como o de hoje são positivos, pois contribuem na divulgação de experiências exitosas na enfermagem para o crescimento da profissão, além do reconhecimento e valorização”, enfatizou.
Atuante na área técnica da Saúde da Criança da Diretoria de Atenção Básica (DAB), a enfermeira Ticiane Mota lembrou da importância histórica e social da enfermagem. “É uma profissão de origem milenar e tem como premissa o cuidar do ser humano em todas as suas dimensões. E, neste momento, é uma alegria comemorar junto com a categoria – enfermeiro, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem – o ser enfermeiro, atuar em equipe e valorizar essa profissão que é de extrema importância para a saúde pública, e o cuidar do outro”.
Durante a tarde, a programação segue com meditação guiada, a palestra “A enfermagem no cenário atual, com foco na valorização profissional”, sorteio de brindes, apresentação de comédia, show musical, além da apresentação das três experiências bem-sucedidas selecionadas na 1ª Mostra de Experiências Exitosas da Assistência da Enfermagem, seguida da premiação dos servidores vencedores da mostra. O resultado final da seleção pode ser conferido na aba “Editais” do site da Prefeitura de Camaçari, através deste link .
O evento contou com a presença do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Paulo Costa, e outros representantes da gestão e da categoria. A data de 12 de maio homenageia a inglesa Florence Nightingale, fundadora da enfermagem moderna. No Brasil, a Semana da Enfermagem, comemorada de 12 a 20 de maio, também celebra a brasileira Ana Néri, primeira enfermeira voluntária em combates militares.
Mín. 23° Máx. 28°