A estrutura da unidade do Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) da sede foi ampliada, oferecendo mais conforto e qualidade no acolhimento às famílias. A ampliação, realizada pela Secretaria de Saúde (Sesau), incluiu a incorporação de duas novas salas, sendo uma para atendimento e outra destinada à coordenação. Antes, o equipamento possuía quatro salas, e agora passa a ter seis.
Além do reforço estrutural, o Natea também ganhou novos profissionais, expandindo a capacidade de atendimento da equipe multidisciplinar. Agora, o núcleo conta com um fisioterapeuta, um nutricionista, dois fonoaudiólogas, um psicólogo, um neuropediatra, um assistente social e um enfermeiro.
Outras melhorias incluem a instalação de ar-condicionado na recepção e a mudança da entrada principal, proporcionada com a chegada de um vigilante fixo. Também foi adquirido novo mobiliário, garantindo mais comodidade para os usuários e à equipe.
Segundo a coordenadora do Natea, Ana Paula Machado, as ações se configuram como marcos importantes. “A ampliação vai qualificar o atendimento aos usuários e permitir a melhoria da qualidade na prestação do serviço”, afirmou.
Desde janeiro deste ano, a unidade do Natea da sede já atendeu 218 novos pacientes, totalizando 964 atendimentos no período. Entre os usuários está Reni Conrado, 42 anos, moradora do bairro Verdes Horizontes. Ela busca atendimento especializado para o filho Raylan Tavares, 3 anos. “Este é o meu segundo atendimento e tenho achado ótimo. Agora, continuaremos investigando com a equipe. Acho importante ter esse serviço”, destacou, ao avaliar como positiva a ampliação do equipamento.
Além da sede, o município conta com uma unidade do Natea na orla, que possui profissionais, como um nutricionista, um assistente social, dois enfermeiros, um pediatra, um psicólogo e um terapeuta ocupacional. Por lá, já foram atendidos 94 novos pacientes este ano.
O Natea é voltado para o atendimento de crianças e adolescentes até 18 anos com suspeita de transtorno do espectro autista (TEA) ou outras neurodivergências. A equipe realiza o processo diagnóstico, acompanhamento terapêutico e elaboração do Plano Terapêutico Singular (PTS), conforme as necessidades de cada usuário. Os atendimentos são feitos por regulação ou por demanda espontânea, com apresentação de carta de referência e requisição médica.
Na sede, o equipamento fica situado na Rua da Natividade, Centro, ao lado do Centro Especializado em Reabilitação (CER II). E na orla, no Shopping Linha Verde, Loteamento Vila de Arembepe, em Arembepe. Em ambas as unidades, o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17hs.
Fotos: Juliano Sarraf
Mín. 22° Máx. 26°