As discussões para a construção coletiva do orçamento municipal chegaram à região de Alagoinhas Velha. Nesta quarta-feira, 14, os moradores de 16 bairros da região participaram da 2ª Oficina de Planejamento Participativo, no ginásio do Colégio Estadual São Francisco.
Depois dos debates nos grupos temáticos e da apresentação das propostas eleitas por cada um dos grupos, os moradores da região de Alagoinhas Velha escolheram como prioridade a urbanização da região, com qualificação do sistema viário, ampliação da rede de águas pluviais e esgoto, principalmente no bairro do Cruzeiro dos Montes. A proposta escolhida em plenária resultou das discussões do eixo três, que tratou de desenvolvimento urbano, mudanças climáticas e cidades resilientes, e será incluída na LOA 2026.
As outras proposições feitas pelos grupos não serão descartadas. Elas poderão ser incluídas no PPA ou no PDDM, que têm um período de aplicação de 4 e 10 anos, respectivamente.
Rose dos Reis Santos e Edson Carvalho de Souza foram eleitos delegados para compor o Conselho do Orçamento Participativo, que acompanhará as demandas que foram escolhidas nas assembleias. Angela Almeida e Sandra de Souza são as delegadas suplentes.
Sandra de Souza, moradora do Cruzeiro dos Montes e trabalhadora autônoma, foi à oficina para entender melhor como seria o processo de participação dos cidadãos. Para ela, as maiores necessidades do seu bairro são relacionadas à saúde. Por isso, ela integrou o grupo que discutiu desenvolvimento social e garantia de direitos, que tratou sobre saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer. “É algo bastante convidativo, porque a comunidade tem a oportunidade de participar do planejamento, entender quais são os projetos e de ser ouvida, mostrando quais são nossas necessidades”, disse Sandra sobre a oficina.
A boleira Rose Santos mora na comunidade Monte Sinai e participou da oficina com grande expectativa. Sua escolha foi integrar o grupo que discutiu temas como habitação, mobilidade e saneamento. “Quem melhor para falar sobre os problemas senão nós, que estamos vivendo e sentindo na pele? Meu desejo é que o que for planejado aqui hoje seja colocado em prática; na oficina, a comunidade foi ouvida e queremos que seja colocado em ação”, pontuou Rose.
As Oficinas de Planejamento Participativo são uma estratégia da gestão municipal para promover a cidadania ativa e a construção coletiva de políticas públicas, por meio de três instrumentos de planejamento fundamentais para a cidade: a Lei Orçamentária Anual (LOA), o Plano Plurianual (PPA) e o Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal (PDDM).
Para saber mais detalhes sobre o propósito e a metodologia das oficinas, clique AQUI e AQUI .
Confira as datas das oficinas em cada região:
21 de maio – 4ª OPP REGIÃO DE BARREIRO
25 de maio – 5ª OPP REGIÃO DE NARANDIBA
26 de maio – 6ª OPP REGIÃO RUA DO CATU
28 de maio – 7ª OPP REGIÃO DE SANTA IZABEL
02 de junho – 8ª OPP REGIÃO SANTA TEREZINHA
03 de junho – 9ª OPP REGIÃO MANGALÔ
08 de junho – 10ª OPP REGIÃO BOA UNIÃO
09 de junho – 11ª OPP REGIÃO RIACHO DA GUIA
11 de junho – 12ª OPP REGIÃO CENTRO
15 de junho – 13ª OPP REGIÃO SAUÍPE
16 de junho – 14ª OPP REGIÃO DE ESTÊVÃO
Fotos:Roberto Fonseca/Secom/Alagoinhas
Mín. 22° Máx. 26°