Dando continuidade à programação do Maio de Práticas Integrativas, promovida pela Secretaria de Saúde (Sesau), nesta quinta-feira (15) a Unidade de Saúde da Família (USF) Novo Horizonte recebeu atividades para promoção de cuidados e acolhimento à comunidade. Durante a manhã, a ação contou com atividades como auriculoterapia, massoterapia para os pés, além de uma roda de conversa sobre plantas medicinais.
Na ocasião, Milane Mendes, 47 anos, participou pela primeira vez de uma sessão de auriculoterapia. “Nunca havia feito, e a equipe me explicou que ajuda a aliviar algumas dores. Eu gostei bastante, e espero voltar outras vezes”, afirmou a moradora no Novo Horizonte, que atua como a nutricionista, cabeleireira e cozinheira.
A condução da técnica de auriculoterapia foi feita pela enfermeira Ana Caroline Dourado, que já oferece a prática regularmente na unidade. “A auriculoterapia tem boa adesão na comunidade. Com ações como essa, buscamos incentivar mais pessoas a conhecerem o serviço, que estimula pontos específicos da orelha visando o alívio de diferentes sintomas e condições de saúde”, explicou.
Um dos momentos mais participativos do evento foi a roda de conversa sobre plantas medicinais, abordando assuntos, como o uso consciente e seguro das plantas, os cuidados com interações medicamentosas, possíveis efeitos colaterais e a importância da moderação no uso dessas práticas.
A atividade foi conduzida por agentes comunitárias de saúde (ACS) e pela médica Ana Clara Fonseca, que falou sobre a importância da iniciativa. “A proposta é valorizar o saber popular e ancestral, além de reconhecer os efeitos positivos das práticas integrativas, principalmente por meio da estimulação do autocuidado”, ressaltou.
A troca de experiências entre os participantes foi outro ponto alto da ação. A moradora do bairro Nova Vitória, Isabel Nunes, 76 anos, compartilhou seu entusiasmo. “A palestra foi muito boa, especialmente por tratar deste assunto. Uso muitas coisas naturais, pois as plantas nos ajudam na saúde física e mental. A natureza nos ensina, e Deus deixou as plantas pra gente”, disse.
Ao final da roda de conversa, os participantes puderam levar mudas de plantas medicinais para casa, incentivando a continuidade do cuidado no ambiente familiar. Na oportunidade, também foi servido chá para os presentes.
No turno da tarde, a programação prossegue com novas sessões de auriculoterapia, além de prática de meditação e roda de conversa sobre higiene do sono.
Com o objetivo de difundir e fortalecer o acesso às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no município, o Maio de Práticas Integrativas promove, ao longo do mês, em diversas localidades, atividades voltadas ao cuidado integral e à valorização de saberes tradicionais. Como parte da programação já foram realizadas a prática de Lian Gong, em Buris de Abrantes; e roda de terapia comunitária, em Catu de Abrantes.
Dentre os destaques das ações programadas, está a realização das Feiras de Práticas Integrativas, que acontecerão no dia 21 de maio. Na sede do município, o evento será no Horto de Camaçari Linaldo da Silva; e na orla, na Praça Tia Deja (antiga dos Coqueiros), em Arembepe. Além disso, haverá também feiras de PICS nas Academias da Saúde do município.
Maio de Práticas Integrativas: o mês é simbólico para a saúde pública, pois é o período em que se comemora o aniversário da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), criada pela Portaria GM/MS n.º 971, de 3 de maio de 2006. Esta política é um marco para a institucionalização das PICS no SUS, sendo um importante avanço no cuidado integral à saúde da população.
As PICS englobam uma série de terapias baseadas em conhecimentos tradicionais e medicinas alternativas, com o objetivo de tratar e prevenir diversas doenças. Essas abordagens estimulam os mecanismos naturais de prevenção e recuperação da saúde, promovendo um cuidado que vai além dos tratamentos convencionais, com foco no vínculo terapêutico e no equilíbrio entre o ser humano, a sociedade e o meio ambiente.
Atualmente, o SUS oferece 29 diferentes práticas integrativas, que incluem desde terapias mais conhecidas, como acupuntura e homeopatia, até abordagens mais recentes, como terapia comunitária integrativa e Reiki. Outras opções incluem, ainda, aromaterapia, yoga, plantas medicinais, cromoterapia, todas voltadas para a promoção do bem-estar e da saúde integral.
Confira, abaixo, a programação do Maio de Práticas Integrativas:
16 de maio
8h15
Lian Gong
Local: Associação de Moradores de Buris de Abrantes
19 de maio
8h30
Yoga (levar toalha para deitar no chão)
Local: Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila de Abrantes
9h
Plantas Medicinais na Saúde da Mulher
Local: USF Jardim Limoeiro 2
14h30
Roda de Terapia Comunitária
Local: UBS Vila de Abrantes
21 de maio
8h às 16h
Feira de Práticas Integrativas da Sede
Local: Horto de Camaçari
Programação:
8h30 – Banho de Floresta
9h15 – Lian Gong
10h – Yoga
11h – Terapia do Som
12h às 13h – Intervalo para almoço
13h30 – Fitoterapia e plantas medicinais
14h30 – Terapia do Som
15h30 – Meditação
16h – Encerramento
Das 8h às 16h – Auriculoterapia, ventosaterapia e Feira de Economia Solidária
21 de maio
8h às 12h
Feira de Práticas Integrativas da Orla
Local: Praça dos Coqueiros – Arembepe
Programação:
8h – Abertura
8h15 – Lian Gong
8h15 às 12h – Auriculoterapia
8h15 às 12h – Massagem podal
9h – Oficina de Fitoterapia Tradicional
11h – Lian Gong
11h – Oficina de Fitoterapia Tradicional
Das 8h às 12h – 3ª Feira de Economia Solidária da Academia da Saúde da Costa
23 de maio
9h
Plantas Medicinais na Saúde da Mulher
Local: USF Phoc/ Caic
26 de maio
8h às 12h
Feira de Práticas Integrativas da Academia da Saúde – Orla
Local: Academia da Saúde de Fonte das Águas
Programação:
8h – Abertura
9h às 12h – Auriculoterapia
9h – Oficina de Fitoterapia Tradicional
11h – Reiki
26 de maio
8h15
Lian Gong
Local: Associação de Moradores de Buris de Abrantes
27 de maio
8h às 15h
Feira de Práticas Integrativas da Academia da Saúde – Sede
Local: Academia de Saúde da Sede (Ponto Certo)
Programação:
8h30 – Meditação
9h30 – Lian Gong
10h – Auriculoterapia
10h – Auriculoterapia Francesa
10h – Ventosa
13h30 – Auriculoterapia
13h30 – Auriculoterapia Francesa
13h30 – Ventosa
27 de maio
8h15
Yoga
Local: Associação de Moradores de Buris de Abrantes
27 de maio
A partir de 8h
Local: Multicentro de Saúde de Monte Gordo
Programação:
Fala de abertura: o SUS e as PICS
Lian Gong
Auriculoterapia
Terapia do som
28 de maio
8h às 12h
Local: Faculdade Anhanguera
Oficina de Fitoterapia Tradicional com Agentes Comunitários de Saúde
Fotos: Juliano Sarraf
Mín. 22° Máx. 26°