Em 2025, mais de 2 mil atendimentos odontológicos de urgência e emergência já foram realizados em Camaçari. O serviço, que antes era ofertado exclusivamente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Arembepe, foi ampliado pela Secretaria de Saúde (Sesau) e passou a ser ofertado também na sede do município, com a implantação dos atendimentos na UPA dos Phocs, em janeiro. A expansão garante mais cuidado e acesso à população.
Para Fabiana Galdino, responsável pela Área Técnica em Saúde Bucal da Sesau, a iniciativa representa um avanço significativo na promoção da saúde bucal em Camaçari. “Com a ampliação para a região da sede, conseguimos garantir mais acesso, agilidade e acolhimento às pessoas que apresentam algum tipo de urgência odontológica. O número de atendimentos realizados em apenas quatro meses demonstra a grande demanda reprimida e a importância de garantir esse cuidado de forma contínua 24 horas do dia, inclusive aos fins de semana”, pontuou.
O atendimento odontológico de urgência evita agravamentos e acolhe com dignidade o cidadão que busca alívio da dor. A iniciativa reforça o compromisso em ampliar o acesso, qualificar o atendimento e integrar a saúde bucal às demais redes de atenção à saúde.
As equipes que atuam nesses atendimentos no município são compostas por 19 profissionais, sendo 11 na UPA de Arembepe, e oito na UPA dos Phocs. Entre os procedimentos realizados, estão curativos provisórios, drenagens, alívio de dor, extrações simples, prescrição de medicamentos e atendimentos relacionados a traumas orais. Ainda são feitos encaminhamentos para as unidades de Atenção Básica ou para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), de acordo com a avaliação clínica.
Os serviços têm sido bem avaliados pelos usuários. É o caso de Xislane Brito, 30 anos, que acompanhou o atendimento da sobrinha, Yasmin Brito, 16 anos, na UPA dos Phocs. “Já havíamos procurado atendimento odontológico pelo plano de saúde, mas não resolveu o problema. Aqui, o atendimento foi maravilhoso. O acolhimento foi ótimo e ela conseguiu o encaminhamento para fazer o tratamento que precisa”, afirmou a moradora do bairro Tancredo Neves (Phoc III).
Para ampliar ainda mais o acolhimento, a sala de atendimento odontológico da UPA de Arembepe está passando por requalificação estrutural. As intervenções, iniciadas na última quarta-feira (14), têm previsão de conclusão em uma semana. Durante a execução dos serviços de melhoria, as equipes seguem atuando e realizando os encaminhamentos necessários.
Para ter acesso aos atendimentos de urgência odontológica, basta comparecer a uma das unidades portando documento de identificação oficial com foto.
Fotos: Juliano Sarraf
Mín. 21° Máx. 26°