Unindo saúde e educação, o Programa Saúde nas Escolas (PSE) tem garantido oportunidades para o desenvolvimento integral de crianças por meio de atividades contínuas nas unidades de ensino municipais. Nesta segunda-feira (19), a ação, promovida de forma conjunta entre as secretarias de Saúde (Sesau) e de Educação (Seduc), contemplou a Escola Municipal Coqueiro de Arembepe, situada na comunidade de mesmo nome, na orla de Camaçari.
A iniciativa envolveu uma série de atividades, como a educação em saúde bucal, abordando, entre os assuntos, a forma correta de realizar a escovação dos dentes. Também foi feita a aplicação de flúor e uma explanação divertida sobre os cuidados para eliminação do mosquito Aedes aegypti – transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya –, além de explicações sobre a pediculose, popularmente conhecido como infestação de piolho, com um alerta para o cuidado com a higiene.
Entre os destaques do PSE está a ampliação da cobertura vacinal para meninos e meninas. Durante a ação na Escola Coqueiro de Arembepe, os alunos receberam doses das vacinas contra HPV (Papilomavírus Humano), e que protege contra a meningite meningocócica, a Meningocócica ACWY.
Entre as crianças que se vacinaram contra o HPV, esteve a pequena Flávia dos Santos, 9 anos, aluna do 3º ano. Corajosa, ela venceu a apreensão em prol da saúde. “Doeu um pouco, mas é bom tomar vacina, porque é importante para a saúde”, disse a garota.
Waddson Santos, 10 anos, também recebeu o imunizante. A mãe do garoto, a auxiliar de disciplina Cátila Santos, elogiou a ação do PSE. “É ótimo, uma parceria que envolve saúde, educação e a família, promovendo o acompanhamento geral da criança”, destacou a moradora da localidade Fonte das Águas.
Já os educadores e demais profissionais, que atuam na unidade de ensino, foram vacinados contra a influenza (gripe). A professora de Português, Jucira Guimarães, contou que nunca deixa de se vacinar. “Toda campanha tomo minha vacina, e ter a ação na escola é muito bom, principalmente para as crianças. É uma forma de facilitar para os pais”, afirmou.
A enfermeira Cristileide Bispo acompanhou a ação e explicou sobre a vacinação. “Aplicamos hoje 12 doses de imunizante contra a gripe, voltadas para os adultos que atuam na escola. Já para as crianças, foram 17 aplicações, incluindo a vacina contra HPV, para o público a partir de 9 anos, e a Meningocócica ACWY, para aqueles com mais de 11 anos. Vale destacar que a vacinação dos alunos está condicionada a prévia autorização dos pais ou responsáveis legais”, explicou.
A Escola Coqueiro de Arembepe oferta o Fundamental I – do 1º ao 5º ano, atendendo crianças entre 6 e 12 anos. A gestora da unidade de ensino, Rosemeire dos Santos, enfatizou a importância do PSE para a comunidade escolar. “Perfeito por se tratar de uma ação que engloba conscientização, reforça os cuidados com a saúde, realiza a vacinação, e envolve bastante a todos”, destacou.
O PSE segue por toda a rede municipal, tanto da sede quanto da orla. Com uma equipe multiprofissional, promove diversas ações em diferentes áreas, incluindo temas, como meio ambiente, saúde mental, alimentação saudável, promoção da paz, oftalmologia, e o desenvolvimento corporal das crianças.
Fotos: Juliano Sarraf
Mín. 20° Máx. 28°