Na última segunda-feira (19), foi aberta a etapa Macrorregional Leste da 5ª Conferência Estadual de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador da Bahia. O evento, que acontece na Escola de Saúde Pública da Bahia, em Salvador, conta com a participação dos delegados representantes de Camaçari.
A conferência permite que a população contribua para a formulação de políticas públicas e direcione as ações de governo, em todas as esferas da federação, em um sistema descentralizado e integrado de saúde.
Entre os delegados, Paulo Costa, representante de usuários e também presidente do Conselho Municipal de Saúde de Camaçari (CMSC), ressaltou a importância de pautar a política pública do trabalhador e da trabalhadora de modo integral. “Vamos defender as nossas propostas para serem debatidas a nível estadual e nacional”, afirmou.
Também delegado representando os usuários, Maicon Pessoa, que é conselheiro municipal de saúde, disse ser fundamental participar da iniciativa. “Pois é aqui onde ajudamos a construir políticas públicas que irão fortalecer o nosso SUS e garantir um ambiente e condições de trabalho melhores para nossos trabalhadores da saúde. Entendo que para que eu, enquanto usuário, receba um bom atendimento, o outro lado, que são os trabalhadores, precisam estar bem assistidos”, pontuou.
A opinião é similar a de Ana Paula Araújo, delegada representando gestores e prestadores. “Muito importante a participação, especialmente para apoiar e garantir as políticas públicas em prol dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde”, destacou a diretora de Vigilância à Saúde.
Na oportunidade, a secretária de Saúde de Camaçari, Rosangela Almeida, afirmou que este é um momento importante para a história do SUS. “É uma grande satisfação estar neste evento, enquanto militante do SUS e também como representante do COSEMS [Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia]. Tenho certeza que daqui sairão propostas para a nacional que resultarão em leis e ações que trarão grande crescimento para os profissionais e para a saúde”, destacou.
A etapa Macrorregional Leste prossegue nesta quarta-feira (20), reunindo representantes dos 48 municípios da região. A iniciativa é preparatória para a 5ª Conferência Estadual de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador da Bahia, que terá como tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”. A conferência terá três eixos temáticos: “Política Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”, “As novas relações de trabalho e a saúde da trabalhadora e do trabalhador” e “Participação popular na saúde das trabalhadoras e dos trabalhadores para o Controle Social”.
Os delegados de Camaçari foram eleitos durante a 1ª Plenária de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador de Camaçari, realizada no dia 29 de abril. Também foram eleitos, representando gestores e prestadores: Daniela Barbosa, Gabriela Mendes, Amanda Fernandes e Nanci Silva, esta última como suplente. Na representação dos usuários, foram escolhidos também: Joselito Amorim, Patrícia de Jesus, Ionara Barreto, Edenivaldo Anunciação, Patrícia Lima e Uilma Soares. Já pelos trabalhadores da saúde, os delegados eleitos foram: Elizângela Xavier, Railda Santos, Elizabeth Ramos e Leandro Cal. A Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST) será representada por Lúcia Duque e Ivonete Mota.
Mín. 21° Máx. 25°