Três unidades da Rede Pública Municipal de Camaçari foram selecionadas para o programa Mais Ciência na Escola, iniciativa conjunta da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com o apoio da Secretaria de Educação (Seduc) e do Governo do Estado.
Por meio da iniciativa, o Centro Educacional Maria Quitéria, localizado no bairro Ponto Certo, bem como a Escola Municipal Eustáquio Alves de Santana, no distrito de Parafuso, e o Centro Educacional Darcy Ribeiro, em Barra do Jacuípe, passam a contar com a implantação de um Laboratório Maker, espaço inovador que amplia as possibilidades pedagógicas, promovendo atividades práticas, criativas e colaborativas.
Esses laboratórios irão permitir o desenvolvimento de projetos investigativos, experiências interdisciplinares e o uso de tecnologias sociais voltadas à resolução de problemas locais, fortalecendo o protagonismo estudantil e a conexão da escola com sua comunidade.
“Camaçari está comprometida com uma educação que une ciência, criatividade e participação estudantil. Essa parceria com a Fiocruz e o Governo da Bahia fortalece nossa missão de formar cidadãos críticos, inovadores e socialmente engajados”, avaliou o gestor da Seduc, Márcio Neves.
A Seduc atua como parceira estratégica nessa iniciativa, garantindo apoio financeiro e logístico aos professores envolvidos, além de oferecer insumos para a montagem dos laboratórios e a disponibilização de espaços físicos climatizados e adequados ao funcionamento das atividades.
Mais Ciência na Escola
O programa Mais Ciência na Escola é parte de um investimento total de R$ 67,3 milhões. Desse montante, R$ 18 milhões são destinados diretamente ao programa, com o Governo da Bahia aportando mais R$ 3 milhões para a criação de clubes de ciência em parceria com a Fiocruz.
As ações contemplam comunidades quilombolas, indígenas, ribeirinhas, pescadores artesanais e moradores de pequenos municípios, promovendo o acesso à ciência como ferramenta de transformação social e desenvolvimento sustentável.
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