A vacina contra a influenza (gripe) foi ampliada e já está disponível para toda a população com mais de seis meses de idade. Para receber a dose, o munícipe pode procurar as unidades de saúde da sede e orla, portando documento de identificação oficial com foto, além do CPF ou cartão do SUS. A vacina também está disponível no Centro de Referência de Especialidades em Saúde (Cres), voltado para o público atendido no equipamento.
A decisão segue orientação do Ministério da Saúde (MS), que autoriza a ampliação para todos os públicos. A oferta da vacina para a população em geral busca aumentar os benefícios da imunização, reduzir os atendimentos ambulatoriais e as internações, principalmente no período de maior circulação do vírus.
Atualizada para 2025, a vacina possui nova composição, proporcionando proteção contra as cepas mais recentes: A/Victoria/4897/2022 (H1N1) pdm09; A/Croatia/10136RV/2023 (H3N2); e B/Austria/1359417/2021 (linhagem B/Victoria). O imunizante pode ser administrado junto com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.
Mesmo com a ampliação, continua o reforço para que os grupos prioritários façam a adesão à imunização, já que os dados epidemiológicos apontam eles como o de maior risco de agravamento ou até óbito. Estes, incluem idosos, gestantes, crianças de seis meses a menores de seis anos, pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais, como doenças respiratórias, diabetes, imunossupressão e obesidade grau III.
Mín. 20° Máx. 27°