Nesta quinta-feira (22), a Defesa Civil e a Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), iniciaram serviços de limpeza de córregos e manilhas na região da Lagoa da Malícia, localizada em Abrantes, distrito de Camaçari. A ação ocorre após registro da mortandade de peixes na região, e posterior identificação da necessidade de manutenção desses espaços.
Conforme explicou o coordenador da Defesa Civil de Camaçari, Almir Garcia, a iniciativa conta ainda com esforços da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), bem como do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e da Central de Tratamento de Efluentes Líquidos (Cetrel). Os trabalhos de coleta de amostras da água da lagoa, foram executados na segunda-feira (12).
“Semana passada fomos in loco para recolher as amostras da água, que estão em análise. Diante disso, também detectamos que os canais estavam com falta de manutenção, precisando ser desobstruídos. Em seguida, fizemos uma reunião na Seinfra, onde realizamos o planejamento e hoje começamos aqui a limpeza de todo o córrego, ao redor do córrego, até chegar na Lagoa da Malícia”, explicou Almir.
O coordenador da Defesa Civil de Camaçari também enfatizou que o serviço de limpeza será estendido, de forma gradual, para outros locais do município. “Vamos manter intensificado o trabalho de limpeza na Lagoa da Malícia, mas expandir também para outros pontos da cidade. Na lagoa, especificamente, quando o trabalho estiver 100% concluído, vamos fazer o mapeamento aéreo para mostrar com mais exatidão o que foi executado”, detalhou.
O relatório a respeito da análise da água da Lagoa da Malícia, que deverá trazer o motivo da mortandade de peixes no local, está sob responsabilidade da Cetrel e deverá ser entregue nos próximos dias.
Mín. 20° Máx. 27°