Atletas viajaram com passagens aéreas concedidas pela Superintendência para competição que vale quatro vagas para Copa do Mundo
Enxadristas baianos irão enfrentar alguns dos melhores do mundo no XVIII Campeonato Continental de Xadrez das Américas 2025, que começa nesta sexta-feira, 23, e segue até 31 de maio, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Dois destes atletas baianos viajaram para a disputa do evento com passagens aéreas concedidas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), que é vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
O tetracampeão baiano e ranqueado nº 01 da Bahia, Luciano Zallio, e o atual campeão do estado e mestre nacional com apenas 16 anos, Benício Bulhões, são os enxadristas que receberam passagens e vão representar a Bahia. Entre os melhores enxadristas do mundo, qualquer movimento pode render um xeque-mate. Por isso, é grande a expectativa para o torneio para Luciano.
“Esse é o maior evento de todos os tempos já feito aqui no Brasil. Para nós, que vamos representar a Bahia, vai ser muito agregador a experiência que vamos adquirir. É um nível técnico altíssimo. Vamos competir com jogadores estrelas que só costumamos ver no YouTube, nos principais eventos. Espero aprender bastante e sair com o melhor resultado possível de lá”, afirma.
O Continental de Xadrez das Américas 2025 conta com mais de 200 jogadores, entre eles mais de 150 titulados, de todos os países da América Latina. A competição vale os títulos de Mestre Internacional e Grande Mestre para os primeiros colocados, premiação de mais de R$100,000,00, além de quatro vagas pra Copa do Mundo da modalidade.
Fonte
Ascom/Sudesb
Mín. 21° Máx. 27°